Giro de Noticias

Mangueiras de Incêndio: Quais são os tipos

O combate a incêndios pode parecer simples, mas não é, e devemos tomar alguns cuidados na hora de realizar a instalação dos equipamentos. Porém, no caso da mangueira de incêndio, isso se faz ainda mais necessário.

Afinal, assim como os extintores, a mangueira de incêndio possui diversos modelos, que servem para diferentes locais. Contudo, no caso das mangueiras, os tipos tem relação com o local onde o equipamento será instalado.

Então agora que sabe disso e entende o motivo para existir divisões nesses equipamentos, é hora de conhecer quais os tipos que temos no mercado.

Tipo Predial

O primeiro tipo que vamos falar é o predial, cuja pressão máxima chega a 980 kPa e é ideal para prédios residenciais. Além disso, a mangueira de incêndios predial é fabricada usando fibra de poliéster e em sua parte interna temos borracha sintética.

Tipo industrial

Apesar da mangueira predial ser popular e uma das mais compradas, também temos uma versão própria para edifícios comerciais ou industriais. Nesse sentido, temos uma mangueira com pressão de 1.370 kPa, fabricada com fibra poliéster e borracha sintética.

Indústria naval

Então, agora que você já foi apresentado às versões prediais e industriais da mangueira de incêndio, é hora de conhecer a versão usada para a indústria naval. Assim sendo, temos o tipo 3, usado para a área naval industrial.

Nesse caso, a potência máxima do equipamento tem 1.470 kPa e é mais resistente que os dois primeiros tipos descritos no texto.  Pois, apesar de ser feita com poliéster, essa versão conta com duas capas em seu entorno.

Dessa forma, a mangueira de incêndio para a indústria naval é uma das mais seguras do mercado.

Corpo de bombeiros

Uma das mangueiras de incêndio mais fortes que temos ao nosso dispor é a mangueira do Corpo de Bombeiros. Pois, devido à sua alta resistência e sua pressão chegar a 1370 kPa, o equipamento é usado por indústrias que produzem em altas temperaturas e também pelo Corpo de Bombeiros.

Nesse sentido, a mangueira é feita com poliéster e possui borracha revestindo a mangueira de incêndio por fora e por dentro. Com isso, a eficácia da ferramenta aumenta bastante.

Tipo 5

O último está mais para um subtipo, pois se refere às mesmas características da mangueira de incêndio do Corpo de Bombeiros. Porém, nesse caso a mangueira do tipo 5 é feita com um material de borracha sintética, que deixa tudo ainda mais forte e potente.

Importante sempre consultar uma empresa especialista em extintores de incêndio para ajudar a escolher a mangueira mais adequada, se você tem dúvidas sobre o assunto ou seja fazer a substituição ou comprar mangueiras de incêndio, indicamos a empresa Hiper Fire Extintores, uma empresa certificada pelo INMETRO para comercializar esse tipo de equipamento tão importante.