Mais de 4 mil estudantes já se matricularam para estudar nas Escolas em Tempo Integral da rede estadual de ensino

Mais de 4 mil estudantes interessados em cursar em 2021 a 1ª série do Ensino Médio em unidades de Ensino em Tempo Integral, na rede estadual do Maranhão, já realizaram a matrícula online. A matrícula pode ser feita por candidatos que já concluíram ou estão em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. 

Nesse primeiro momento, foram disponibilizadas 6.543 vagas em 47 escolas da rede pública que oferecem Ensino Médio em Tempo Integral, em diversos municípios maranhenses. Dessas, 2.670 vagas são destinadas aos Cursos Técnicos de Ensino Médio em Tempo Integral e Integrado à Educação Profissional ofertados por 18 Unidades Plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). As outras 3.873 vagas são ofertadas por 29 Centros Educa Mais. 

Quem deseja cursar o Ensino Médio Integral ou Integrado à Educação Profissional em uma escola da rede estadual no Maranhão tem até o dia 7 de janeiro (quarta-feira) para fazer a matrícula online, por meio do site www.educacao.ma.gov.br/matricularedeintegral2021. No mesmo site, está disponível o edital nº 12/2020 contendo as normas e procedimentos para a realização de processo seletivo está disponível no site da Seduc. 

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site. Entre os critérios para garantir a vaga, estão: a distância da residência do candidato até a escola em que tem interesse de estudar, ser beneficiário do Programa Bolsa Família e a menor idade do candidato serão fatores de desempate. A divulgação da lista parcial com os nomes dos estudantes que preencheram os critérios exigidos será no dia 8 de janeiro para os inscritos em escolas do Centro Educa Mais, e dia 13 de janeiro para inscritos no IEMA.

Vale destacar que, para São Luís e outras cidades que possuem escolas de Ensino Integral, e não foram contempladas nessa primeira etapa, serão lançados editais complementares, seguindo calendário de encerramento letivo da rede municipal de ensino.

“Nesse primeiro momento disponibilizamos vagas em apenas 40 municípios que já concluíram ou estão concluindo o ano letivo de 2020. Outras vagas serão disponibilizadas à medida em que os alunos das redes municipais forem concluindo as aulas deste ano e os alunos do 9º ano forem concluindo o Ensino Fundamental. Para os alunos da rede municipal de São Luís e de outras cidades que estarão concluindo o ano letivo em abril, estaremos abrindo um edital em março. As demais cidades terão editais específicos de acordo com a conclusão do ano letivo do Ensino Fundamental”, destacou André Bello, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral.

André Bello destaca as vantagens de um jovem estudar em uma das escolas de Ensino Integral do Maranhão. “Hoje, o Maranhão se orgulha em dizer que tem nos Centros Educa Mais e nos IEMAs referências na área de educação profissional, científica e tecnológica. Isso possibilita que nossos jovens cursem uma educação profissionalizante que os permita realizar seus projetos de vida, inserindo-os com consistência no mundo do trabalho. O aluno tem formação integral, trabalha seu projeto de vida e deixa o Ensino Médio com perspectiva de futuro. Isso representa oportunidade para a juventude em todas as regiões do estado”, conclui André.