O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Mais de 250 atendimentos são registrados nos primeiros dias de funcionamento do Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira

O Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira, primeiro centro de atendimento às síndromes gripais leves, já atendeu mais de 250 pacientes desde o início de seu funcionamento no dia 15 de fevereiro. A unidade, localizada na Avenida dos Africanos, é porta de entrada para atendimento a pacientes com síndromes gripais e integra as ações do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19 em São Luís. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, médico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e técnicos de enfermagem.

O paciente que está sendo atendido na unidade tem uma avaliação médica completa através de aferição da temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e exame de oximetria para a identificação dos sintomas. Nos casos necessários é realizado o teste rápido para Covid-19.

O secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, destacou a importância do centro no fortalecimento do Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias. “Nós temos cuidado de nossa população desde os primeiros sintomas do que poderá representar a contaminação com a Covid-19. Dessa forma, identificando precocemente os casos e tratando. Estamos avançando na assistência da nossa população e pretendemos fazer mais”, reforçou o secretário.

Os pacientes atendidos no centro, após avaliação, podem necessitar de medicação via oral que será disponibilizada no local. Caso a avaliação seja considerada de quadro moderado a grave, o paciente será estabilizado e encaminhado para as unidades específicas por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além do Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira serão entregues ainda outras unidades, localizadas na Zona Rural, Cidade Operária, Bairro de Fátima e área Itaqui-Bacanga.