Mais de 200 casais se casam gratuitamente em Ribamar
O Judiciário de São José de Ribamar realizou uma cerimônia de casamento comunitário presencial, que beneficiou 215 casais de moradores da cidade com o registro civil de casamento gratuito, na tarde de sexta-feira, 26.
A cerimônia foi realizada no templo da Igreja Batista do Angelim, na Estrada Velha de Ribamar, no Pindaí, pelo juiz João Francisco Rocha, titular da 3ª Vara Cível, com competência para a área da família, com a ajuda de mais oito juízas e juízes de direito como celebrantes das uniões civis.
A solenidade estyana marcada para coorrer ao ar livre, na Praça do Santuário, mas a previsão do tempo anunciou fortes chuvas e o local da celebração foi mudado para uma área coberta, que ofereceu mais conforto e segurança para noivos e noivas e seus familiares. Os noivos e noivas foram recebidos a caráter, com direito a tapete vermelho e dama e pajem de honra e espaço decorado com plantas e flores ornamentais.
O desembargador aposentado José Bernardo Silva, chefe de gabinete da CGJ-MA, representou o corregedor-geral da Justiça na mesa diretora da solenidade. O juiz presidente da cerimônia realizou o casamento do casal mais idoso, e a juíza Teresa Mendes celebrou a união do casal mais jovem. O juiz Júlio Praseres, do casal como limitação de locomoção. A cerimônia foi animada por apresentações musicais de canto e violino, por artistas da cidade.
O juiz reafirmou a importância do projeto “Casamentos Comunitários”, que foi instituído pelo corregedor Jorge Rachid, em 1998, no anseio de regularizar uniões e fortalecer os laços familiares. Também agradecei à Defensoria Pública, que solicitou o casamento para os casais assistidos pelo órgão em oficializar as suas uniões.
GRATUIDADE DO PROJETO
Os casais foram habilitados para a cerimônia civil pelo Cartório do 2º Ofício de Ribamar, com a gratuidade das custas cartorárias, por meio do Projeto “Casamentos Comunitários”, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA).
Todos os atos necessários à habilitação processual dos casais foram praticados com a proibição da cobrança de qualquer taxa ou despesa pelo cartório, que será ressarcido das despesas pela receita do Fundo Especial de Registro Civil.
JUÍZES CELEBRANTES
Juízes e juízas de direito colaboraram na celebração das uniões de cada casal, individualmente: Antonio Agenor Gomes (2º Juizado Cível e Criminal), diretor do Fórum de Ribamar; Teresa Pereira Mendes (1ª Vara Criminal de Ribamar); Júlio Lima Praseres (1º Juizado Cível e Criminal); Joscelmo Gomes Pereira ; Luiz Carlos Pereira (4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís) e Diva Barros Mendes (13º Juizado Cível de São Luís).
A solenidade foi prestigiada pelo prefeito municipal Júlio Matos e a primeira-dama, secretária de desenvolvimento social e a defensora pública Ênis Viegas.