Mais de 15 mil turistas foram atendidos pelos Centros de Atendimento ao Turista da Setur/MA em 2022

A Secretária de Estado do Turismo (Setur/MA) tem atuado de forma intensa para melhor atender turistas e visitantes. Neste ano, mais de 15 mil pessoas foram atendidas nos CATs espalhados pelo Maranhão. O CAT é uma ferramenta da Setur-MA que oferece informações, dicas de passeios e segurança aos turistas. Ao todo, estão em funcionamento 16 Centros de Atendimento ao Turista (CAT) em todo o estado.

O secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, explicou que o CAT é porta de entrada para os visitantes e conta com profissionais qualificados que fornecem informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e rotas, além de distribuírem mapas dos polos turísticos do Maranhão. 

“No turismo é necessário bom atendimento e a facilidade da informação, e o CAT tem justamente este papel. Essa é uma ferramenta essencial para o nosso destaque e o crescimento de visitantes ao Maranhão. Em 2023, vamos fortalecer ainda mais o turismo, com inauguração de novas unidades com profissionais capacitados para bem atender nossos visitantes”, explicou Paulo Matos.

Coordenados pela Setur, os balcões de informações turísticas estão localizados no Aeroporto de São Luís (1), Rodoviária de São Luís (1), Ceprama (1), Cujupe (1), Espigão Costeiro (1), Centro Histórico (1), Setur Maranhão (1) e nos municípios de Raposa (1), São José de Ribamar (1), Aeroporto de Imperatriz (1), Aeroporto de Barreirinhas e na Praça do Trabalhador, próximo à Beira Rio de Barreirinhas (2), Praça da Família em Tutoia (1), Riachão (1), Balsas (1) e Santo Amaro (1). Os atendimentos nos CATs acontecem todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, em pontos estratégicos que recebem um grande fluxo de turistas o ano todo.

Entre os meses de janeiro a novembro, 14.839 turistas brasileiros e 892 estrangeiros foram atendidos, totalizando 15.731 atendimentos. No mesmo período, cerca de dois mil paulistas (1.902) foram atendidos nos Centros de Atendimentos. Entre os estrangeiros visitantes, foram contabilizados 188 franceses. 

Além do número positivo para os atendimentos, o CAT ainda realizou neste ano 22 city tours pelo Centro Histórico de São Luís. Destaque para os passeios realizados com a cantora evangélica Aline Barros; o diretor de novelas Jayme Monjardim; a blogueira Josi Zanotelli e a digital influencer Rosiane Mendes. Também em 2022, foi feito o primeiro passeio turístico inclusivo com deficientes visuais. 

Segundo a coordenadora dos Centros de Atendimentos aos Turista, Marilia Ribeiro, o turista se sente acolhido com essa ferramenta. “O CAT é porta de entrada dos turistas no Maranhão; por meio dele, os visitantes sem sentem seguros, pois nas unidades disponibilizamos informações sobre os pontos turísticos, mapa dos polos turísticos, sobre o que fazer na nossa cidade, horários de funcionamento das nossas casas de cultura, museus, sendo um local de acolhimento para o turista”, frisou a coordenadora.

City tour inclusivo

Em novembro, o Centro de Atendimento da Setur Maranhão realizou o primeiro city tour inclusivo com um grupo de turistas com deficiência visual de São Paulo, que participou de uma experiência inédita em São Luís com guias da Setur. O grupo conheceu o Centro Histórico da capital e museus, onde os guias, além de contarem as histórias dos locais visitados, auxiliaram no trajeto e também descreveram os ambientes visitados.

Com a proximidade do período de festas de fim de ano, lembramos que em todas as unidades os atendimentos são realizados com utilização de máscaras. 

Horários de funcionamento dos CATs em dezembro:

– Aeroporto de São Luís: funciona 24h

– Rodoviária de São Luís: domingo a domingo das 7h às 19h

– Espigão Costeiro: sexta das 14h às 19h, sábado das 10h às 20h e domingo das 15h às 20h

– Setur: segunda a sexta das 13h às 19h

– Centro Histórico: de terça a sábado das 8h às 18h e domingo das 9h às 15h

– Raposa: domingo a domingo das 7h30 às 17h30

– Ceprama: segunda a sexta 9h às 17h30, e sábado 9h às 13h

– Cujupe: domingo a domingo 8h30 as 17h

– São José de Ribamar: domingo a domingo das 8h às 17h

– Aeroporto de Imperatriz: domingo a domingo 10h30 às 16h30 (de acordo com o horário dos voos)

– Aeroporto de Barreirinhas: domingo a domingo 8h às 17h

– Praça do Trabalhador (Beira Rio de Barreirinhas): domingo a domingo 8h às 20h

– Praça da Família em Tutóia: segunda a sexta das 8h às 17h