Mais de 100 internos do sistema prisional trabalham em obras de São Luís
As parcerias realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), resultaram na realização de convênios com órgãos públicos para a reforma e revitalização de 10 obras públicas em São Luís.
A revitalização das obras é realizada com a mão de obra de 114 internos do sistema prisional do Maranhão. Os detentos estão no regime semiaberto e passam por um período onde aprendem uma nova profissão.
“A SEAP, hoje, tem vários internos trabalhando em obras de diversificados serviços. Mais uma prova de que estamos atuando na melhor maneira em prol da ressocialização de internos, e também dando novas oportunidades”, disse Murilo Andrade, secretário da SEAP.
Dentre as obras executadas pelos custodiados, há a revitalização da área do Papódromo, no Aterro do Bacanga; pavimentação do Shopping da Criança, no bairro da Praia Grande; manutenção predial da sede e de um núcleo da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), respectivamente, no bairro do São Francisco e no João Paulo; reforma e adaptação do Núcleo do Consumidor, no bairro do Renascença, e de adequação de containers da Defensoria Pública do Estado (DPE); manutenção predial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no bairro da Areinha; construção da praça Alexandra Tavares, no bairro da Cidade Olímpica; revitalização da praça da Estiva e reforma da escola Centro de Ensino Professor João Pereira, no bairro da Cidade Operária.
Na obra do Papódromo, na Praia Grande, os internos realizam serviço de reforma com o uso de 500 mil blocos sextavados, produzidos por eles em uma das 6 fábricas de blocos de concreto do sistema prisional. Além da construção de uma praça, pista de caminhada, quadra de esportes e obra de drenagem urbana no local.
No Shopping da Criança, também na Praia Grande, os internos realizam a pavimentação do estacionamento. No local, estão sendo utilizados 10 mil blocos sextavados, incluindo ainda a pintura interna dos muros.
Os internos também estão realizando a reforma do prédio da sede da AGED, no bairro do São Francisco. São 7 salas, que estão recebendo serviços de pintura, instalação das adequações elétricas, e ainda a mobília com 219 móveis planejados em mdf, produzidos na fábrica de móveis pelos custodiados.
A reforma da AGED, no bairro do João Paulo, inclui serviços de construção de alvenaria, troca de piso, pintura, recuperação do telhado com colocação de forro, instalação de portas, readaptação de banheiros, revestimento cerâmico, finalizando com a pavimentação do estacionamento com 2.550 mil blocos.
Para o Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado (DPE), no bairro do Renascença, está sendo realizada a reforma do prédio, que possui 3 pavimentos, incluindo ainda serviços de pintura, alvenaria, instalação elétrica e hidráulica, colocação de refrigeração com ar condicionado, forro, divisórias de ambiente. Ainda será realizada a adequação de 18 containers marítimos para alocação de novos núcleos ecossustentáveis da DPE no interior do Estado.
No Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no bairro da Areinha, está sendo realizada revitalização geral da fachada do prédio e do estacionamento com cobertura em estrutura metálica, recuperação com blocos sextavados, marcação de vagas, limpeza, pintura e limpeza das caixas de subsolo.
No bairro da Estiva, os moradores serão contemplados com uma nova praça. Os internos realizam os serviços de colocação de blocos sextavados para pavimentação, instalação de bancos em alvenaria com o uso de blocos ecológicos, escada de acesso e pintura.
Na Praça Alexandra Tavares, no bairro da Cidade Olímpica, para melhorar o urbanismo e lazer ao bairro, serão utilizados 15.200 blocos sextavados, para reforma do piso, construção de playground, área verde e da nova urbanização do local. Os custodiados trabalham ainda no Centro de Ensino Professor João Pereira, no bairro da Cidade Operária, realizando a reforma de 14 salas de aula, pintura, ampliação, readequação de refeitório e da quadra de esportes.