Geral

Maior São João do Mundo encerra com grandes festejos nos arrais de São Luís e de Barreirinhas

O Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão, está concluindo as atividades deste ano com dois grandes festejos em São Luís e em Barreirinhas. Serão três dias de festança, de 28 a 30 de julho, sempre a partir das 18h, celebrada no arraial da Praça da Fé, localizado na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. No mesmo período, a alegria toma conta de Barreirinhas, na Praça da Família (Rua do Sabiá, próximo ao antigo aeroporto).

“À medida que o São João do Maranhão, com sua alegria contagiante, chega ao fim, após dois meses de festividades, encontramos nas praças os locais ideais para celebrar nossa cultura e tradições. Transformando esses espaços públicos em palcos vibrantes, proporcionamos momentos de confraternização e felicidade a um número ainda maior de pessoas. É uma oportunidade ímpar para famílias, amigos e vizinhos se reunirem, fortalecendo laços de união e pertencimento à nossa cidade. Além disso, ao escolhermos as praças como ponto alto das festividades juninas, valorizamos e revitalizamos esses espaços urbanos, que ganham vida com as cores, músicas e danças típicas desta época festiva. As praças se tornam verdadeiros oásis de tradição e cultura, marcando o encerramento do São João em grande estilo”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

O Maior São João do Mundo é o resultado de um trabalho articulado entre várias secretarias, como Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Maranhão Parcerias (Mapa). Contando, ainda, com o patrocínio do Grupo Mateus, Equatorial Energia e Guaraná Jesus.

Para realizar este projeto, foram contratados mais de 1,2 mil artistas, habilitados via edital, para animar cerca de dois meses de festa em 12 arraiais em São Luís, quatro arrais regionais nas cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz e cerca de 80% municípios maranhenses com festas apoiadas pelo Governo do Maranhão.

Confira a programação dos três dias de festejo na Praça da Fé:

Dia 28 de julho

19h – Cacuriá Assa Cana 

20h – Bumba-Meu-Boi (BMB) Santa Fé 

21h – Companhia Vem BB 

22h – BMB Sonhos 

23h – BMB Maioba 

Dia 29 de julho

19h – Companhia Marizes 

20h – Companhia Barrica 

21h – BMB Upaon Açu 

22h – BMB Axixá 

23h – BMB Maracanã 

Dia 30 de julho

19h – Companhia Encantar 

20h – Quadrilha Asa Branca 

21h – BMB Novilho Branco 

22h – Grupo Lamparina 

23h – BMB Pindaré

Confira a programação para os três dias em Barreirinhas:

Dia 28 de julho

18h – Paulo e Banda 

19h – Banda Irmãs Bruzaca 

20h – BMB de Boa Hora dos Pachecos 

21h – BMB Pérola dos Lençóis 

22h – Quadrilha Flor de Mandacarú 

23h – Mix in Brazil 

00h – Marcia Felipe 

Dia 29 de julho

18h – Dança Country Coração de Peão – CIA ATOS 

19h – BMB Mucunã 

20h – BMB Estrela dos Lençóis 

21h – Quadrilha Junina – A Flor e o Beija- Flor 

22h – BMB Presidente Juscelino 

23h – BMB Mocidade Axixaense 

00h – Banda FAMA 

01h – Paulo Parça 

Dia 30 de julho

18h – Renan Soeiro 

19h – Dança Portuguesa – Brilho e Orgulho de Portugal 

20h – BMB de Sonhos 

21h – BMB Axixá 

22h – Suh Santos 

23h – Fabricia 

00h – Luan Costa