MA firma parceria com a expedição Voz dos Oceanos, projeto ambiental liderado para preservação marinha
Primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo em um veleiro, a Família Schurmann decidiu zarpar em uma expedição marinha diferenciada em 2021, o projeto Voz dos Oceanos. Com mais de 30 anos dedicados à navegação, a família catarinense de velejadores usa o projeto para conscientizar a população mundial sobre lixo marinho e poluição plástica nos oceanos.
Até 26 de agosto de 2023, data do término da expedição, a Família Schurmann terá visitado 60 destinos, incluindo 11 cidades brasileiras, e uma delas é São Luís, capital do Maranhão.
Em território maranhense, a tripulação do veleiro Kat atracou a embarcação para receber um apoio especial no combate à poluição ambiental marinha. Nesta sexta-feira (25), o Porto do Itaqui formalizou um protocolo de intenções com o projeto Voz dos Oceanos.
A meta do Governo do Maranhão é aproximar a expedição da Família Schurmann, a projetos ambientais e de inovação desenvolvidos pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
O patriarca da família de navegantes, o velejador Vilfredo Schurmann, assinou o protocolo de intenções entre EMAP e o Voz dos Oceanos, após visitar o Estaleiro Escola, unidade vocacional da rede Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), voltada para a área portuária.
Ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, e de equipe técnica da EMAP, Vilfredo Schurmann conheceu ações e projetos já desenvolvidos no Estaleiro Escola.
Com três voltas ao mundo registradas em seu diário de bordo, o veterano Vilfredo Schurmann trocou a carreira de consultor financeiro a serviço de grandes corporações brasileiras, para uma vida no mar em família. Vilfredo Schurmann elogiou a estrutura do Estaleiro Escola e acredita que a parceria vai render frutos importantes para a preservação dos mares e oceanos.
“Eu fiquei muito feliz quando cheguei aqui hoje. Vejo que já existe uma escola. Junto dá para se fazer uma coisa muito bacana, para as crianças aprenderem sobre sustentabilidade. Nós temos que ser sustentáveis, são 10 milhões de toneladas [de plástico] jogadas todos os anos. Nós estaremos aqui, divulgando isso que está sendo feito aqui”, disse Vilfredo Schurmann.
Já Sebastião Madeira afirmou que o Maranhão estará contribuindo de forma engajada com a causa da preservação ambiental marinha, bandeira do projeto Voz dos Oceanos.
“É com muita satisfação que o estado do Maranhão recebe o comandante que há 30 anos se dedica a preservação dos oceanos, velejando pelo mundo todo. Hoje o Estado, através da EMAP, através da Escola Estaleiro, assina protocolo de intenções para participar desse trabalho, para participar dessa luta”, afirmou Madeira.
O presidente da EMAP, Ted Lago, ressaltou que a empresa maranhense já é uma referência nacional quando o assunto é agenda ambiental. Para Ted Lago, a parceria com a Família Schurmann vai enriquecer ambiental a causa no Maranhão.
“A agenda ambiental do Porto do Itaqui é uma referência nacional e a nossa proposta agora é trazer o capitão Schurmann para que a gente tenha essa troca de experiências, integração de projetos das nossas universidades públicas e privadas com universidades parceiras do projeto também e conectar São Luís do Maranhão a um projeto mundial de preservação de mares e oceanos”, pontuou Ted Lago.
Voz dos Oceanos
A expedição Voz dos Oceanos tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O projeto tem a proposta de testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras para combater esse problema.
Como objetivo final, a iniciativa pretende conscientizar e engajar as pessoas ao redor do planeta para a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas.