MA 320: como novas vias tiram comunidades do isolamento

O Governo do Maranhão trabalha para garantir que as distâncias sejam reduzidas através da construção, manutenção e conservação de novas vias de acesso pelo estado. Entre os exemplos, está a MA 320, via que liga Santo Amaro a Primeira Cruz, que recebe serviços de melhoramento e pavimentação executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). 

Atualmente, os serviços estão concentrados no município de Primeira Cruz. A terraplanagem já foi finalizada e, na próxima semana, serão iniciados os serviços de serviços de sub-base. No total, serão 23 quilômetros de extensão de nova via. Um investimento que ultrapassa os R$ 20 milhões. 

De forma direta, 14 mil habitantes serão beneficiados e entre eles está Maria do Socorro Carvalho, de 81 anos, natural de Santo Amaro, moradora de São Luís e que possui familiares em Primeira Cruz, precisou interromper as idas ao município devido às complicadas condições de locomoção. Para chegar em Primeira Cruz, por exemplo, saindo da capital maranhense é necessário ir para a cidade de Humberto de Campos e atravessar o rio.

Com a nova rodovia, Maria poderá visitar sua terra natal e de lá seguir para Primeira Cruz. “A nova estrada vai facilitar muito a locomoção. Eu vou poder ir de Santo Amaro para Primeira Cruz mais rápido, e por uma rota segura”, afirma. 

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a MA 320 encurtará distâncias e garantirá o direito de ir e vir da população, que é previsto por lei. “Com a nova via em plenas condições de trafegabilidade, quem precisa se deslocar de Primeira Cruz para Santo Amaro terá uma nova rota, permitindo maior mobilidade, com maior segurança e chegará ao destino mais rápido. É a garantia de um dos direitos do cidadão, o direito de ir e vir”, afirmou.

A previsão para conclusão da obra é até o segundo semestre de 2021, segundo cronograma.