Luiz Henrique Lula propõe tornar toada de Humberto de Maracanã Patrimônio Imaterial do Maranhão

Em discurso na sessão plenária desta quinta-feira (12), o deputado Luiz Henrique Lula (PT) destacou o projeto de lei de sua autoria que torna a toada “Maranhão, meu Tesouro, meu Torrão”, do cantador Humberto de Maracanã, Patrimônio Imaterial da Cultura do Maranhão. 

“Tenho certeza de que não faltará a esse projeto o apoio unânime de todos os deputados da Assembleia. Todos nós somos conhecedores e reconhecedores da obra de Humberto de Maracanã, que foi cantador do Boi de Maracanã”, destacou Luiz Henrique Lula. 
 
De acordo com o deputado, a homenagem é justa, pelo fato de o cantador ter sido uma das maiores expressões da cultura popular maranhense e extrapolado fronteiras.  

“É a maior homenagem que pode ser feita a um homem da envergadura e da importância de Humberto de Maracanã para a história cultural do nosso estado, mas que extrapola os limites do Maranhão. Humberto é um ícone da cultura popular brasileira”, enfatizou.
 
Segundo Luiz Henrique Lula, a obra de Humberto embalou gerações passadas e estará presente nas futuras, principalmente nas festas juninas. Ele solicitou que, ao formalizar a homenagem, a Casa abra as galerias para os brincantes do grupo folclórico. 

“O Batalhão de Maracanã virá tocar seus maracás, pandeirões, ao som da voz do filho de Humberto, Ribinha, que tem um timbre muito parecido com o do pai”, finalizou.