Lourival Serejo recebe professor Alesandro Gonçalves

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, recebeu, em seu gabinete, o professor Alesandro Gonçalves Barreto, que ministrou o curso sobre a extensão em Proteção e Privacidade, ofertado pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceria com a Diretoria de Segurança Institucional do TJMA.

Alesandro Gonçalves Barreto é diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da SSP-PI e servidor mobilizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Estavam presentes na visita os magistrados Ferdinando Serejo (coordenador do Comitê de Gestão da Inovação do TJMA) e Raimundo Bogéa (juiz auxiliar da Presidência).

Magistrados e servidores do Judiciário maranhense participaram do curso. Na abertura da capacitação, o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Judiciário, desembargador Raimundo José Barros de Sousa, ressaltou a importância de se estruturar as instituições para garantir a segurança no uso de recursos tecnológicos, proteger contas e prevenir-se contra eventuais riscos de vazamento de conteúdo. 

O diretor de Segurança Institucional do Tribunal, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes, acompanha as atividades do curso, com duração de oito horas-aula.

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, citou situações de vulnerabilidade na proteção de dados e de privacidade que possam envolver o período eleitoral, diante do uso indiscriminado das redes sociais e aplicativos de mensagens.

O conteúdo do curso trata ainda sobre problemas relacionados à clonagem de aplicativos, SIMCARD virtualizado, criação e disseminação de perfis e notícias falsos (fakes) em redes sociais e serviços de mensagem, dicas gerais de proteção: senhas, rede, dispositivos informáticos, navegadores, e-mails e mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.