Liquida Bazar aquece comércio de 35 cidades do Maranhão
Até este sábado, 03/09, o comércio varejista de 35 cidades do Maranhão vive a movimentação do Liquida Bazar 2022, a maior ação de mercado do ano no estado, organizada pelo Sebrae e parceiros locais. O Liquida Bazar garante ao consumidor promoções e descontos especiais que podem chegar até a 70%, dinamizando as vendas e promovendo uma grande queima de estoques de norte a sul do estado, ajudando a fortalecer o caixa das empresas.
Este ano, a ação ganhou o reforço de parceiros como a Associação Comercial do Maranhão, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão – FCDL, Associação de Jovens Empresários do Maranhão – AJE, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Maranhão – Fecomércio, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – SEINC, prefeituras municipais e Câmaras de Dirigentes Lojistas de vários municípios do Maranhão.
“Vejo o Liquida Bazar como uma grande oportunidade, não só de girar o estoque, mas de fortalecimento da marca das empresas, principalmente nas redes sociais. Com o apoio do Sebrae, da Seinc e das entidades de classe trabalhamos para fortalecer esta Campanha por entender a importância de gerarmos aumento de faturamento para as empresas em um período que tem poucas vendas”, assinalou a secretária Adjunta da Micro e Pequena Empresa da SEINC, Luzia Rezende.
Em todo o estado a participação é de quase 4 mil empresas, em 35 cidades maranhenses, através de suas lojas físicas ou virtuais, que ofertam descontos exclusivos e condições de pagamentos facilitadas para atrair seus clientes.
São empresários como Maria de Jesus, dona da Livraria Aliança, pequeno negócio instalado no município de Rosário/MA, que já participou de outras edições do Liquida Bazar e ressalta que, além do movimento financeiro com a queima dos estoques, a ação ajuda muito na divulgação da empresa, tornando-a mais conhecida para um público ávido por novidades e apreciador de descontos e de bons produtos.
“Participamos do Liquida Bazar em outros anos e tivemos muito sucesso tanto nas vendas, como na atração de clientes que não conheciam o nosso estabelecimento e passaram a ser fiéis, acompanhando-nos no dia a dia. Sob todos os aspectos o Liquida Bazar é uma iniciativa muito boa. Todos saem ganhando, as empresas porque vendem mais e se capacitam para os melhores resultados e o consumidor, que adquire seus produtos com preços muito bons”, afirmou a empresária.
Em Presidente Dutra/MA, Neidinha Tavares, dona da Loja Tavares Modas, acredita na eficácia dessas ações de acesso a mercado por ter participado em outras edições e obtido sucesso com essa participação e também pelas trilhas de capacitação e consultorias que o Sebrae oferece nas cidades participantes, para ajudar o empresário a se preparar para vender mais, obtendo bons resultados.
“Participo do Liquida Bazar desde a sua versão piloto em 2018”, conta ela. “De lá para cá, tive muito benefícios, entre eles as capacitações que recebemos sempre antes do eventos, nos orientando na gestão empresarial. O principal benefício foi que aprendi a gerir melhor o meu negócio e a controlar o meu estoque. Com isso, conseguimos aumentar nossas vendas e movimentar mercadorias que estavam paradas. Por tudo isso, recomendo ao empresário ficar sempre atento para oportunidades como o Liquida Bazar, sempre oferecidas pelo Sebrae”, completou a empreendedora.
Para apoiar o empreendedor participante e prepará-lo para os melhores resultados, o Sebrae, por meio de suas regionais no estado, oferece trilhas e consultorias em áreas como Marketing e Vendas, Presença Digital, Meios de Pagamentos Digitais, Fluxo de Caixa, Precificação, Gestão Financeira, dentre outras.
Expectativa de vendas – A expectativa é de o Liquida Bazar proporcione às empresas participantes a ampliação de faturamento e aquisição de recursos para novos estoques visando datas como Dia das Crianças, Black Friday, Copa do Mundo e Festas de Final de Ano, além de consolidar a imagem do empreendimento participante junto ao consumidor.
Em 2021, o Liquida Bazar gerou um movimento de vendas em todo o estado de cerca de R$ 30 milhões de reais. Este ano, com as boas expectativas de aquecimento do comércio varejista nessas datas, as entidades empresariais projetam um crescimento nas intenções de compras no varejo, com o consumidor buscando oportunidades para antecipar suas compras de final de ano ou para presentear os pequeninos.
“Trata-se de uma oportunidade para aquecimento de vendas, movimentação do estoque e, consequentemente, aumento o faturamento. Planejado estrategicamente, o Liquida Bazar antecede datas de grande fluxo comercial, representando uma oportunidade muito interessante para consumidores e lojistas”, pontua o gerente de soluções Empresariais do Sebrae no Maranhão, César Guimarães.