Líderes do Litoral Ocidental maranhense reúnem-se em prol de mais desenvolvimento para a região
Como transformar seu território no melhor lugar para viver e empreender? Foi a pergunta que lideranças do Litoral Ocidental maranhense, juntamente com parceiros, buscaram responder nesta quinta-feira (18), em reunião no Sebraelab, em São Luís. A ocasião foi o Seminário Ações em Movimento — Território Litoral Ocidental, que compõe a estratégia Territórios Empreendedores, na qual o Sebrae identifica demandas de cada território, articula e mobiliza agentes de transformação regionais, auxilia na construção de uma agenda de desenvolvimento e acompanha a implementação das ações.
A iniciativa visa gerar autonomia e desenvolvimento socioterritorial por meio de um conjunto de ações integradas, esclarece o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo. “Implementando ações setoriais de políticas públicas, liderança, sustentabilidade e inovação, temos contribuído para impulsionar melhorias sustentáveis, trazer mais dinamismo e também novos negócios nos territórios. Esse processo, no entanto, precisa ser contínuo para que alcancemos resultados efetivos e duradouros”, afirma o dirigente.
O Litoral Ocidental foi a primeira região atendida pelo Sebrae, em 2017, e chegou à terceira e última etapa no ano seguinte. Na fase de Transformação, a região passa por um trabalho continuado de conexão entre parceiros estratégicos e busca de oportunidades. “No Litoral Ocidental, atuamos nos eixos de infraestrutura e turismo, de modo a aproveitar as vocações do território. Promovemos o resgate da cultura local e fortalecemos a governança para dar mais celeridade a esse desenvolvimento tão desejado”, ressalta a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges.
Na oportunidade, líderes regionais apresentaram aos parceiros estratégicos as conquistas e desafios na execução da Agenda de Desenvolvimento da região. As convergências proporcionadas pelo seminário permitem planejar as novas ações a serem executadas até o próximo encontro do grupo, que reúne-se bimestralmente.
“Aprimoramos e intensificamos os laços com os parceiros institucionais e as entidades não governamentais para poder acelerar o processo de desenvolvimento regional sustentável no Litoral Ocidental. Isso está dando certo e, com certeza, cada vez que nos encontramos, vamos avançando nas conquistas e execução das ações”, afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (Adere), José Pestana.
A estratégia Territórios Empreendedores desenvolvida pelo Sebrae no Litoral Ocidental contempla 11 municípios maranhenses: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano. Mais de três mil micro e pequenas empresas estão sediadas nessas cidades.
Territórios Empreendedores
Com o programa LIDER, hoje abrangido pela estratégia Territórios Empreendedores, o Sebrae Maranhão gera autonomia e desenvolvimento territorial no estado desde 2017 por meio do estímulo à integração entre agentes de transformação oriundos de diversos setores. A iniciativa busca resolver desafios como a falta de integração entre atores locais e instituições, desconexão entre as áreas de conhecimento e o mercado, baixo envolvimento de lideranças, desintegração de demandas e dispersão de ofertas.
Atualmente, a estratégia contempla seis territórios no Maranhão: Litoral Ocidental, Região Tocantina, Lençóis Maranhenses, Região dos Cocais, Sertão Maranhense e Cerrado Sul. São beneficiados 52 municípios, no total, onde estão sediadas cerca de 80 mil micro e pequenas empresas. Além do Litoral Ocidental, primeiro a ser atendido pelo Sebrae, encontram-se na terceira etapa os territórios dos Lençóis Maranhenses, Região Tocantina e Cerrado Sul, com trabalho iniciado em 2018, 2019 e 2021, respectivamente. Estão na fase dois o LIDER Cocais, que começou em 2023, e o LIDER do Território do Sertão Maranhense, iniciado este ano.
Na região dos Cocais, foi proposta a criação da Rota Turística dos Encantos. Nesse momento, o grupo busca formalizar uma agência de desenvolvimento para facilitar a articulação e estabelecer novas parcerias. No Sertão Maranhense, estão sendo organizados encontros com representantes do setor público, privado e terceiro setor para a construção de um grupo coeso e disposto a transformar a realidade local por meio do empreendedorismo.