O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Lideranças dos Lençóis, Munim e Delta oficializam criação da Agência Regional de Desenvolvimento

Com foco em fortalecer a integração regional e impulsionar o desenvolvimento territorial, o Sebrae Maranhão promoveu, no dia 30 de abril, no município de Barreirinhas-MA, o Seminário “Ações em Movimento”, reunindo lideranças dos territórios Lençois, Munim e Delta no Encontro do Programa LÍDER Lençóis. Durante o evento, foi oficializada a criação da Agência Regional de Desenvolvimento AgeLíder Lençóis, Munim & Delta, que irá atuar na articulação e execução de projetos para a região.

O encontro contou com a presença de representantes de órgãos públicos governamentais e municipais, lideranças comunitárias, instituições parceiras e empreendedores locais. A proposta é gerar impacto positivo tanto para moradores quanto para visitantes, fortalecendo a atuação empreendedora no território por meio de estratégias estruturadas com base em três eixos principais: negócios do campo, turismo e infraestrutura.

Parceria estratégica para impulsionar o território

O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis Munim, David Amorim, ressaltou o papel estratégico da instituição na estruturação da nova agência durante o evento. “Essa é mais uma ação articulada pelo Sebrae para apoiar a criação da Agência de Desenvolvimento dos territórios Munim, Lençóis e Delta, com foco no fortalecimento das iniciativas previstas para 2025. Estamos construindo soluções a partir de eixos prioritários como o agronegócio, o turismo e a infraestrutura, promovendo uma conexão efetiva com o território. Um território empreendedor precisa de lideranças comprometidas com a transformação social e econômica por meio do empreendedorismo”, afirmou.

O professor José Maria, presidente da AgeLíder, ressaltou o marco que representa a criação da entidade para a articulação regional. “A assinatura da criação da agência contou com a participação de representantes de todos os municípios que integram os territórios do Munim, Lençóis Maranhenses e Delta. A proposta é unir lideranças locais, especialmente aquelas formadas pelo Programa LÍDER, e estabelecer uma rede colaborativa com outras instituições comprometidas com o desenvolvimento. A partir dessa associação, queremos potencializar as oportunidades e alcançar resultados concretos para o crescimento integrado da região”, destacou.

Israel Diniz, integrante do Programa LÍDER Lençóis Maranhenses, destacou o avanço representado pela criação da AgeLíder como resultado de um esforço para o desenvolvimento local. “Desde a criação do Programa Líder, nosso foco tem sido o desenvolvimento integrado do território. Agora, com a formalização da Agência, damos um passo importante para estruturar e executar projetos voltados ao turismo, aos negócios do campo e à infraestrutura. A proposta é unir esforços entre os municípios para promover ações que beneficiem tanto os moradores quanto os visitantes da região dos Lençóis, Munim e Delta”, pontuou.

Etapa de transformação dos Territórios Empreendedores

Criado em 2018, o Programa LÍDER Lençóis Maranhenses tem como foco a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e integrada entre os municípios. Com a criação da Agência Regional de Desenvolvimento, a expectativa é ampliar a capacidade de execução de projetos, consolidando parcerias e promovendo soluções para desafios comuns aos três territórios.

Sandra Vieira, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Munim, também destacou a relevância da iniciativa para os municípios envolvidos. “O que está acontecendo hoje é um marco para toda a região, que compreende importantes territórios turísticos: o Munim, Lençóis e o Delta. Estamos reunidos para pensar em um plano de ação que contemple o conjunto do território, indo além de Barreirinhas, que já possui um planejamento turístico estruturado, e incluindo outros municípios com diferentes realidades e potencialidades. O objetivo é garantir que todas as cidades envolvidas avancem juntas no desenvolvimento do turismo e da economia local”, afirmou.

A coordenadora do projeto Territórios Empreendedores do Sebrae, Shamia Renata, destacou que a ação realizada em Barreirinhas representa a continuidade de um processo metodológico estruturado pelo Sebrae Maranhão, que tem como base o fortalecimento regional. Segundo ela, o programa já percorreu diversas etapas, desde o diagnóstico inicial e o planejamento estratégico até o momento atual, que corresponde à fase de transformação dos territórios. “O que estamos vivenciando aqui hoje é parte da estratégia do Sebrae dentro do programa Territórios Empreendedores, que já passou por diversas fases metodológicas, desde o planejamento inicial até o momento atual, que é a etapa de transformação”, afirmou.

Ela explica que essa fase é marcada pelo acompanhamento da agenda de desenvolvimento elaborada em conjunto com os líderes municipais que atuam no território. “Esses líderes são responsáveis por identificar e impulsionar ações prioritárias voltadas ao crescimento local. Nossa presença aqui tem o objetivo de monitorar essa agenda e garantir que ela seja de fato executada, promovendo resultados concretos para o desenvolvimento regional”, finalizou.