Saúde

Lesões por pressão em pauta no HSE

As LPP / Lesões Por Pressão, que ocorrem devido o contato prolongado da pele de uma pessoa deitada por muito tempo em um leito, é uma das complicações mais sérias, complexas e preocupantes no que diz respeito à segurança de pacientes em tratamento, internados em hospitais ou acamados em casa.

Também conhecidas como escaras, essas lesões são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. E ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas.

Mas tudo isso poderia ser evitado com cuidados específicos. Esse foi o tema do evento “Mude de Lado: Previna a LPP” que aconteceu na sede do Hospital dos Servidores Estaduais, promovido pelas Diretorias do HSE/HSLZ, e sob o comando da Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa.

O evento foi voltado para a sensibilização e reciclagem dos profissionais de saúde multidisciplinares do HSE/HSLZ. Além da roda de conversa, houve uma dinâmica denominada de “Labirinto da LPP” que contou com a participação das equipes de Prevenção e Tratamento da LPP; de Curativos e de Nutrição. Através dos stands montados para a dinâmica, foram explicados em detalhes questões como os estágios da lesão; formas de prevenção e tratamento, além do suporte nutricional. O Dir. Geral do HSE/HSLZ ressaltou a cultura de prevenção às lesões que norteiam o trabalho das equipes.