Leitos de UTI Neonatal da Maternidade Benedito Leite ampliam assistência materno-infantil no Maranhão

O Governo do Estado segue investindo no fortalecimento da rede de assistência materno-infantil no Maranhão. Na última semana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) na Maternidade Benedito Leite.

A nova ala faz parte da maior expansão de leitos de UTI Neonatal da história do Maranhão, como explica o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

“Já entregamos 10 leitos na UTI Neonatal da Maternidade Benedito Leite e devemos chegar em um total de 50 leitos de UTI Neo entregues até o final do mês de outubro. Conseguimos montar uma estrutura com o que tem de mais moderno e com o maior cuidado possível. Parte dos respiradores utilizados na ala, já são legados da pandemia, foram aparelhos que não estávamos mais utilizando no combate à Covid-19 e que agora passamos a utilizar nos leitos de UTI Neo”, destaca o secretário Carlos Lula.

Atualmente, a unidade dispõe de 63 leitos, divididos entre clínica médica, clínica cirúrgica geral, clínica obstétrica e clínica pediátrica. E com a nova ala de UTI Neonatal, não será mais necessária a transferência dos recém-nascidos que precisam de atendimento de alta complexidade para outras unidades.

Os novos leitos de UTI Neonatal irão atender a demanda da unidade, que realiza em média mais de 550 partos por mês.

Números

De janeiro a julho deste ano, a Maternidade Benedito Leite, gerenciada pelo Instituto Acqua, realizou 24.367 atendimentos de urgência e emergência médica; 21.420 consultas multidisciplinar; 29.664 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico – SADT; 49.665 procedimentos de enfermagem; 4.615 internações; 4.072 partos; 74 cirurgias; 15.891 diagnósticos de triagem neonatal; 1.059 atendimentos no Centro Sentinela; e 2.387 procedimentos médico ambulatoriais.

Serviços Humanizados

A Maternidade Benedito Leite é referência no atendimento das boas práticas do parto humanizado trabalhando métodos não-farmacológicos para alívio da dor como deambular, exercícios na bola, cantinho do chá, exercícios respiratórios e físicos, musicoterapia, acompanhante de livre escolha, além de acolhimento à gestante e a família, pintura de barriga, amamentArte (pintura do seio com o rosto do bebê), pintura da placenta, dentre outras práticas.

A unidade oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís. Além do parto humanizado, a maternidade se destaca pelo Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que promove o planejamento familiar e inserções do método contraceptivo como o DIU (Dispositivo Intrauterino).


Warning: require(/home/omaranhense/www/wp-includes/theme-compat/comments.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/omaranhense/www/wp-includes/comment-template.php on line 1558

Fatal error: require(): Failed opening required '/home/omaranhense/www/wp-includes/theme-compat/comments.php' (include_path='.:/usr/local/php/7.4/lib64/php') in /home/omaranhense/www/wp-includes/comment-template.php on line 1558