Leitos da rede estadual para coronavírus sobem 7 vezes e ultrapassam 1.700 no Maranhão

Com a inauguração de novos hospitais e a ampliação das unidades já existentes, o total de leitos da rede estadual para o tratamento de coronavírus chegou a 1.710 no Maranhão. Essa conta não inclui os leitos municipais e nem os de hospitais particulares.

Em março, no início da pandemia, eram 232 leitos. De lá para cá, esse número foi multiplicado por 7,3 vezes.

“Esse não é o total de leitos da rede estadual, e sim da rede estadual destinada ao coronavírus. Porque temos leitos que obviamente estão com outras finalidades”, afirmou o governador Flávio Dino.

Entre as mais recentes inaugurações, está o hospital de Lago da Pedra. Com 50 leitos totais e áreas exclusivas para tratamento da Covid-19, a unidade atenderá pacientes de urgência e emergência e dará suporte à rede de saúde da região.

Novas unidades

Serão entregues nos próximos dias o Hospital de Campanha de Pedreiras, o Hospital de Viana e o de Santa Luzia do Paruá.

“É o maior processo de ampliação de leitos hospitalares da história do Maranhão. E essa ampliação ficará como legado após a pandemia”, disse Flávio Dino.

A exceção serão os hospitais de campanha, cuja estrutura é provisória, feita para durar apenas durante a pandemia.

Prevenção

Apesar do crescimento do número de leitos, a situação continua preocupante, por isso é importante manter as medidas de isolamento social, que ainda é a principal arma contra o Covid-19.

Se for necessário sair de casa, é preciso usar máscaras, além de higienizar as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel.