O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Lançamento da Campanha Outubro Rosa do Hospital do Câncer Aldenora será nesta quarta-feira dia (1)

A Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizará nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 9h a abertura da campanha “Outubro Rosa”, visando a conscientização da população maranhense sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A campanha tem o objetivo de promover a conscientização da população além de incentivar a procurar um médico anualmente. Lembrando que o laço rosa é o símbolo da campanha e significa que as mulheres, a partir dos 40 anos, precisam realizar a mamografia, exame que ajuda a descobrir alterações na mama. A mamografia tem sido fundamental para diagnosticar o câncer de mama em sua fase inicial, aumentando significativamente as chances de cura.

A Fundação Antonio Dino que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello e o Hospital Dr Antonio Dino em Pinheiro realiza a campanha do outubro rosa a fim de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e ajudar pacientes em cirurgias de reconstrução mamária em mulheres que precisaram retirar a mama. Dra Gláucia Cordeiro fala da importância desse acompanhamento: “Este ano temos uma conquista para as pacientes do SUS. Agora mulheres a partir dos 40 já podem realizar a mamografia. Isso é um enorme ganho visto que quanto mais cedo for identificado e acompanhado, o câncer tem maiores chances de cura”, afirmou.

Uma das ações da Fundação é realizar a venda de camisas durante o mês de outubro e o valor arrecadado é destinado na compra de próteses mamárias para as pacientes que precisaram retirar a mama. “O SUS não paga a prótese completa. Trabalhamos há anos com uma tabela deficitária do SUS. Mas, graças às doações e as campanhas conseguimos comprar mais próteses e oferecer mais esse conforto para as pacientes”, disse Antonio Dino Tavares vice presidente da Fundação Antonio Dino. Uma prótese mamária custa atualmente R$ 1.390,00 sendo que o repasse do SUS é de R$ 744,00. “Assim, em 2023, conseguimos custear cerca de 270 próteses mamárias, que beneficiaram centenas de mulheres. A equipe de Mastologista do HCAB é especializada em reconstrução mamária imediata o que diminui as conseqüências causada pelo câncer.

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, realizada durante o mês de outubro. O movimento surgiu em 1990 em Nova York com a primeira corrida pela cura, evento que se tornou anual desde então. Em 1997, outras entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover ações voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, elegendo o mês de outubro como epicentro de suas atividades. A iniciativa repercutiu rapidamente, e hoje diversos países e instituições endossam e promovem criativamente a iniciativa. No Maranhão, a Fundação Antonio Dino e o Hospital do Câncer Aldenora Bello promovem a campanha Outubro Rosa, visando a conscientização da população Maranhense sobre o câncer de mama, sua prevenção e diagnóstico precoce.

Sobre o câncer de mama no Maranhão

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o freqüente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número de novos casos para o triênio 2023 a 2025 é de 73.610. Uma incidência 66,54% novos casos para cada 100 mil mulheres.

A incidência do câncer de mama tem subido progressivamente nos últimos anos, e já se tornou um importante problema de saúde pública. A taxa de sobrevida em 5 anos após o câncer de mama pode chegar a 89% em países desenvolvidos. Entretanto, essa realidade é bem diferente em países menos desenvolvidos, como o Brasil, reduzindo a sobrevida em 5 anos da população mundial a 61%, devido a dificuldades para o diagnóstico precoce e tratamento adequados.

Fundação Antonio Dino

A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino, a partir da união entre a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, após o falecimento do Dr. Antonio Jorge Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão. A Fundação mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, entre elas:

– O Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento Oncológico no Maranhão;

– As Casas de Apoio: casas que hospedam pacientes vindos do interior do Estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital;

– Hospital do Câncer Dr Antônio Dino em Pinheiro  especializado em tratamento e prevenção contra o câncer.

Serviço:

Data: 01/10

Abertura Campanha Outubro Rosa do Hospital do Câncer Aldenora Bello

Local: Hospital do Câncer Aldenora Bello

Hora:9h