Lançada a 1ª Feira MA Preta para promover o afroempreendedorismo no Maranhão

O Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Mulher (SEMU), como órgão responsável pela formulação e execução das políticas públicas para mulheres no âmbito do Maranhão, promoverá, neste sábado (20), em alusão ao Dia da Consciência Negra, às 16h, no Parque São João Paulo II, o lançamento da 1ª Feira MA Preta, que tem como objetivo valorizar o afroempreendedorismo, viabilizando mais oportunidades para toda a população negra do estado, sobretudo, as mulheres.

Com a aprovação da Lei n° 11.580/2021, derivada do Projeto de Lei 400/2021, da deputada estadual licenciada e, agora secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás (PCdoB), a 1ª Feira MA Preta irá integrar o calendário oficial de eventos do estado. Assim, o Governo é oficialmente apoiador no desenvolvimento desta iniciativa e nas ações voltadas ao afroempreendedorismo, movimento Black Money, que acontece anualmente em novembro, mês voltado para a consciência negra.

Os negócios serão geridos por empreendedores e empreendedoras negras que atuam em diversas áreas como artesanato, artes, moda, alimentação, tecnologia, decoração, dentre outros. A grande novidade é que a 1ª Feira MA Preta, em 2021, terá como patrona a Rainha de Daomé Nã Agontimé, sacerdotisa fundadora da Casa das Minas (Querebentã de Toy Zomadonu), cujo tema será “O mercado é o mundo e o nosso mundo é preto”.

A Feira tem como finalidade a valorização da cultura negra, incentivando o protagonismo de afroempreendedores e impulsionando empreendedores e empreendedoras negras na economia local, estimulando, assim, o consumo de artigos de origem afro-brasileiros e africanos, gerando renda e visibilizando as pessoas negras. Além disso, para que a feira seja realizada de forma ainda mais qualificada, foram promovidos diálogos para a captação de parcerias com instituições do Poder Público, Iniciativa Privada e Entidades da Sociedade Civil.

Acontecerá durante 08 (oito) dias consecutivos, no Parque João Paulo II, em São Luís, envolvendo uma média de 100 (cem) empreendimentos, para o fortalecimento da economia local e valorização da cultura negra. Com programação completa e mídias em anexo.

A 1ª Feira MA Preta é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), e a marca MA Preta, com o apoio de órgãos governamentais e não governamentais, como: SEIR, SECTUR, PARQUE SÃO JOÃO PAULO II, SES e Reviver Hostel.