LALIGA traz a paixão do futebol de volta aos campos de refugiados de Za’tari e Azraq
Os campos de refugiados de Za’atari e Azraq, ambos na Jordânia, estão novamente animados com a empolgação das partidas de futebol como parte do programa Projeto Social LALIGA Za’atari & Azraq. Lançado pelo departamento de Projetos Esportivos da LALIGA e pela FUNDACIÓN LALIGA, em colaboração com a AFDP Global (Programa de Desenvolvimento do Futebol), este projeto tem como objetivo utilizar o futebol como uma ferramenta para disseminar os valores positivos do esporte e capacitar os refugiados a melhorar seu bem-estar psicológico, resiliência e relacionamento com os outros.
Na última edição da competição de futebol do projeto, mais de 300 meninos e meninas representarão 16 times masculinos e 12 times femininos em Za’atari, com 144 meninos e meninas divididos entre 8 times masculinos e 8 times femininos no torneio em Azraq. Eles usarão uniformes fornecidos por vários clubes da LALIGA para dar cor e um senso de pertencimento às equipes participantes.
Há alguns dias, um dos momentos mais aguardados por todos os envolvidos ocorreu: o sorteio dos uniformes das equipes na competição, que gera grande interesse devido ao impacto dos clubes da LALIGA na sociedade jordaniana. Em Za’atari e Azraq, a competição será dividida em três categorias de acordo com a idade dos jogadores: U18 e U15 para meninas, e U13 para meninos.
Em termos esportivos, o Projeto Social LALIGA Za’atari & Azraq conta com a colaboração inestimável de 90 adultos que participam da competição como treinadores, árbitros e equipe de apoio. Muitos deles foram treinados nos anos anteriores no âmbito do treinamento do projeto, criando assim diferentes oportunidades de emprego, além de um crescimento pessoal inegável.
Além disso, o desenvolvimento da liga também é apoiado por diferentes organizações que trabalham regularmente no local, construindo uma rede colaborativa muito importante na região: Blumont, Questscope, UNICEF Makani, Norwegian Refugee Council, Lutheran World Federation, Save the Children & UEFA Foundation / AFDPG, World Vision e Care International.
Paralelamente ao evento esportivo, tanto em Za’atari quanto em Azraq, os cursos de formação para treinadores e árbitros continuarão com base na metodologia própria da FUNDACIÓN LALIGA, ‘Valores para Vencer’. Eles ampliarão seus conhecimentos nos aspectos técnico-táticos do jogo, metodologia de treinamento, primeiros socorros e educação sobre valores positivos. Assuntos de extrema importância e necessidade devido ao contexto social da comunidade de refugiados.
Olga de la Fuente, Diretora da FUNDACIÓN LALIGA, afirma que “é muito enriquecedor e gratificante ver como este projeto se estabeleceu no solo jordaniano, tornando-se um modelo para promover valores positivos e educação entre as crianças refugiadas, promovendo a harmonia social e seu desenvolvimento graças aos valores que aprendem através do futebol”.