O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
CinemaÚltimas Noticias

Lacine abre inscrições para oficinas de atuação para cinema e direção para audiovisual

O Lacine – Laboratório de Audiovisual chega à 2ª edição fortalecendo a formação de realizadores maranhenses no campo do audiovisual. O evento acontece em São Luís, no mês de maio, com programação gratuita e inclusiva.

O Lacine é uma iniciativa da Jaguatirica Filmes. O projeto foi aprovado no Edital TECNOVA-FAPEMA, uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e também é realizado com fomento da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Além da abertura com bate-papo no dia 2 de maio, às 19h, na sala Blue Ocean (Hotel Blue Tree) e da realização de Masterclasses e Ambiente de Mercado no dia 3, no mesmo local, o Lacine realizará também oficinas, que acontecem no SESI Casarão da Indústria, localizado na Praça João Lisboa, no Centro de São Luís. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e possuem 30 vagas cada. Interessados podem se inscrever até o dia 28 de abril, pelo link linktr.ee/lacinelab

De 5 a 12 de maio, das 15h às 18h, acontece o Laboratório de Atuação para Cinema, com foco na produção de self-tape, conduzido por Áurea Maranhão. Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), Áurea é atriz, diretora e performer. Estreou na TV em horário nobre como Ticiana, na novela A Dona do Pedaço (Globo) e integrou o elenco da série Cidade Invisível (Netflix), interpretando Márcia. Na oficina, ela compartilha técnicas de atuação voltadas para a gravação de self-tapes — vídeos que funcionam como testes prévios para seleção de elenco em séries, filmes, campanhas e outras produções.

Logo em seguida, de 13 a 20 de maio, também das 15h às 18h, é a vez do Laboratório de Direção para Audiovisual, com o cineasta maranhense Lucas Sá. Natural de São Luís, Lucas assina a direção, roteiro e montagem de diversos filmes como O Membro Decaído (2012) e Ruído Branco (2013), além de videoclipes para artistas como Only Fuego, Frimes e do cantor Getúlio Abelha. Também co-dirigiu e roteirizou o curta Sesmaria, vencedor dos prêmios de Melhor Direção, Melhor Edição de Som e Prêmio da Crítica de Melhor Filme no Festival de Gramado. Seus filmes estiveram em mais de 300 seleções em festivais pelo mundo, como: Cinélatino – Rencontres de Toulouse, Guanajuato Film Festival e PiFan – Puchon Fantastic Film Festival.

Durante a oficina, Lucas irá orientar os participantes na criação de um curta-metragem de até cinco minutos, a partir de suas experiências e processos criativos.