Junior Achievement Brasil vai realizar 1 milhão de atendimentos em 2024

A Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, informou que vai realizar 1 milhão de atendimentos a jovens brasileiros a partir dos 12 anos com cursos gratuitos de empreendedorismo no ano de 2024. A meta é crescer em 400 mil os atendimentos, tanto presenciais quanto na plataforma online Inspira JA, em relação aos 600 mil registrados em 2023, ano recorde para a instituição no País. A JA Brasil completa, neste mês de novembro, 40 anos de atuação no País. O Maranhão foi representado pelo diretor executivo da organização no estado, Saulo Nunes.

“Começamos a verdadeiramente impactar a vida dos jovens brasileiros em meados dos anos 1990, quando a Wilma Santos, diretora superintendente nacional, levou a JA para o Brasil todo. Desde então, já ajudamos a mudar diretamente a vida de 6 milhões de jovens. Hoje estamos presentes em cerca de 1.000 municípios, tendo atendido 400 mil pessoas em 2022 e 600 mil pessoas em 2023”, afirmou Pedro Englert, presidente do Conselho Diretor da JA Brasil. Segundo ele, nenhuma instituição social sem fins lucrativos impacta tantas pessoas no Brasil quanto a Junior Achievement. “Mas, apesar de termos construído muitas coisas, de termos muitos méritos, continuamos descontentes com a educação no País, de modo geral. E temos de mudar esse panorama, educando jovens para que sejam pessoas produtivas, com sonhos e objetivos”, afirmou Englert.

O empresário Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, patrono da JA Brasil e um dos primeiros e maiores incentivadores da instituição, concordou com Englert sobre a responsabilidade da JA sobre o futuro da educação dos brasileiros. “Temos de crescer o impacto da JA. Porque ela é a melhor relação custo-benefício que eu conheço em projetos sociais. E eu conheço muitos, participo de dezenas. Acho até injusto que ela não chegue ainda a todos os jovens do Brasil, mas para quem saiu de 10 mil e vai chegar a 1 milhão, tudo é possível”, afirmou Gerdau, lembrando que a plataforma JA Inspira é online e gratuita e, portanto, está acessível a todos os brasileiros.

40 ANOS DE BRASIL

O Museu do Ipiranga, com sua arquitetura imponente e importância histórica, foi o cenário dessa celebração. O evento teve a participação de conselheiros da Junior Achievement de todo o Brasil, além de empresários, incentivadores e ex-alunos, que partilharam um pouco das histórias de vida e de sucesso impulsionadas pelas experiências nos cursos.

MENU ESPECIAL
Comandado pelo estrelado chef do Mocotó, o jantar foi muito além dos famosos dadinhos de tapioca de Rodrigo Oliveira, que elaborou um menu especial com ceviche de beijupirá com leite de tigre de umbu, bobó vegetariano com pupunha, baião de dois cremoso com confit de carne de sol com pipoca de coalho como prato principal.

Todo o jantar foi harmonizado por rótulos do Grupo Famiglia Valduga, também apoiadora da JA, reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e tradição na elaboração de produtos à base de uva.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT BRASIL
Somente no ano de 2022, a Junior Achievement foi responsável por mais de 400 mil experiências de aprendizagem para jovens, com quase 7 mil ações voluntárias em 18 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Com presença em mais 115 países, a organização já foi duas vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz, por sua atuação em favor do fim do desemprego, da pobreza e da desesperança.
“Em 2023, nossa meta é fechar com mais de 600 mil experiências de aprendizagem no Brasil concluídas. E estamos num bom caminho para alcançar mais esse marco”, finaliza Pedro Englert.

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens da América Latina.

Pelo trabalho que desempenha, em 2022, a Junior Achievement Worldwide foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e indicada ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos. Presente em mais de 100 países, a JA está há quatro décadas no Brasil, entregando mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207,8 mil voluntários. Mais informações em jabrasil.org.br/mundodepossibilidades.