Juízes e servidores do Fórum de Pinheiro aderem à campanha Outubro Rosa

Juízes e servidores das varas e do juizado especial do Fórum de Pinheiro aderiram à campanha “Outubro Rosa”, que marca a mobilização popular na promoção de medidas preventivas ao câncer de mama, em todo o país.

Vestir a cor rosa símbolo da campanha, decorar o ambiente de trabalho com balões e colocar no peito o laço símbolo contra o câncer de mama foram as iniciativas realizadas pelos servidores e juízes do Fórum de Pinheiro. 

A iniciativa da adesão, da diretoria do Fórum, buscou chamar a atenção do público atendido para o movimento mundial de prevenção à doença e conscientizar sobre a importância dos exames preventivos, para homens e mulheres. O câncer de mama também afeta os homens – apesar de raro.

Durante a mobilização, com participação integrada dos juízes Tereza Cristina Franco Palhares Nina (Juizado Cível e Criminal), Pedro Henrique Holanda Pascoal (1ª Vara de Pinheiro); Lúcio Paulo Fernandes Soares (2ª Vara de Pinheiro) e Carlos Alberto Matos Brito (3ª Vara de Pinheiro) –, houve distribuição de máscaras e laços rosa como estímulo à adesão.

 “Esse movimento simboliza, sobretudo, um chamado para cuidar da saúde, diante de uma doença tão séria que é o câncer de mama e exatamente em um local e momento que menos esperava, na audiência, no balcão da secretaria judicial, na distribuição, nos gabinetes. O auto-exame e as mamografias de rotinas são fundamentais no diagnóstico precoce e nem sempre são lembrados”, disse a diretora do fórum, juíza Teresa Palhares Nina.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Este mês, o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado à doença, e recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.