Juiz e projeto do TJMA são finalistas de prêmio de inovação
O Tribunal de Justiça do Maranhão é finalista em duas categorias da 4ª edição do Prêmio de Inovação, promovido pela J.Ex Administração da justiça, iniciativa que desenvolve programas de inovação e educação voltados para instituições de Justiça. O projeto Justiça de Proximidade concorre na categoria “Inovação da Gestão”. Já o juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA (ToadaLab), concorre na categoria “Executivo de Inovação”.
O Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça. A cerimônia de premiação está programada para o dia 21 de novembro, em Brasília.
FORÇA-TAREFA
O Justiça de Proximidade, idealizado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, é uma força-tarefa que leva a alta administração do Judiciário maranhense às comarcas do Estado, para aprimorar, estruturar e atender às necessidades locais.
O mutirão promove reformas e melhorias nas unidades judiciais, serviços de informática, substituição de equipamentos, palestras elucidativas sobre organização, planejamento estratégico, metas, segurança institucional, conscientização socioambiental, cursos, direitos e deveres. E ainda contempla servidores(as) e magistrados(as) com atendimento médico e psicossocial, além de ouvir e registrar sugestões e solicitações para o desenvolvimento da carreira e melhor prestação de serviços às pessoas que procuram o Judiciário.
Também atende à população dos municípios com o projeto Registro Cidadão, que visa erradicar o sub-registro no Maranhão, oferecendo serviços de registro de nascimento; registro tardio de óbito e de nascimento; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito e reconhecimento de paternidade.
TOADALAB
O juiz Ferdinando Serejo é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão; especialista em Ciências Criminais e em Direito Constitucional, pelo Uniceuma; possui MBA em Gestão de Projetos de Software, pela Unieuro, dentre outras formações. Atualmente é juiz auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís, membro do Comitê de Inovação do TJMA e coordenador do ToadaLab, responsável em elaborar e implementar o programa de gestão da inovação no Poder Judiciário.
O laboratório desenvolve e difunde práticas inovadoras, de forma colaborativa, com foco na efetividade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário do Maranhão.