Giro de Noticias

Judiciário recebe inscrições para Curso Preparatório à Adoção


O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJMA), promoverá nova turma do Curso Preparatório On-line para Postulantes à Adoção. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM) e segue com inscrições abertas até o dia 23 de agosto.

Com o objetivo de proporcionar informações sobre aspectos jurídicos, psicológicos e sociais aos pretendentes em efetivar adoção, o curso será realizado entre os dias 2 e 30 de setembro, na modalidade a distância.

Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas aos pretendentes à adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juízo com jurisdição em matéria da Infância e Juventude da comarca onde reside.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

ESTRUTURA DO CURSO

O curso está organizado em seis módulos, totalizando a carga-horária de 20 horas, de acordo com os seguintes conteúdos:

   • Módulo 1: Responsabilidades e compromissos diante do processo de adoção 

    • Módulo 2: A importância do preparo na adoção

    • Módulo 3: Aspectos legais da adoção e a nova cultura da adoção

    • Módulo 4: Adoção e suas motivações

    • Módulo 5: Processos constitutivos da parentalidade

    • Módulo 6: Estágio de convivência e a construção de novos vínculos

O preparatório contará com a mediação de tutores, a utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, através de atividades síncronas e assíncronas, em vários formatos: materiais impressos, materiais didáticos/digitais ou virtuais e ferramentas que promovam a interatividade.

TUTORIA

O projeto, de autoria das analistas judiciárias Ana Carolina Silva Costa Monteiro (Psicóloga) e Cristiane Queiroz Lima (Pedagoga), conta com profissionais da área convidados pela Coordenadoria da Infância e Juventude.

Confira os tutores abaixo:

Mariana de Sousa Amin Castro é graduada em Direito, atuou como secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, na Defensoria Pública do Estado do Maranhão e como assessora na Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz (MA).

Fernando Moreira Freitas da Silva é doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP); Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família ( IBDFAM); e Presidente da Comissão Nacional de Infância e Juventude do IBDFAM. Professor e palestrante.

Suanne do Socorro Marques de Alencar é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão,  especialista em Psicologia Jurídica pelo CFP e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Atualmente é Analista Judiciário – Psicólogo – Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão atuando principalmente nos seguintes temas: Adoção, Guarda, Alienação Parental e Depoimento Especial.

Fabrina da Silva Meireles é mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Administração de Recursos Humanos, graduada em Serviço Social com experiência profissional nas áreas de assistência social, saúde e judiciário.