O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de Noticias

Judiciário maranhense participa de encontro com relatora das Nações Unidas

Os coordenadores do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA),  juíza Elaile Silva Carvalho e juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, representaram o Poder Judiciário durante reunião organizada pelo Ministério Público Federal do Maranhão (MPF) com a relatora especial das Nações Unidas sobre as formas contemporâneas de Racismo, Ashwimi K. P.

A reunião aconteceu na sede do MPF-MA (Areinha), no último sábado (10/8), com a participação de representantes da Rede de Justiça, para discutir as ações dos órgãos no combate ao racismo.

Os juízes contextualizaram o trabalho do Poder Judiciário do Maranhão, a partir das ações  que o Comitê realiza e da sua atuação em comissões e comitês que buscam tirar da invisibilidade as populações quilombolas e indígenas.

O juiz Marco Adriano lembrou da necessidade de as instituições realizarem formações com temáticas antidiscriminatórias e que essas possam servir como critérios de promoção do quadro funcional.

A juíza Elaile Carvalho falou do “Projeto Quilombolas”, que o Comitê de Diversidade está organizando com parceiros internos e externos, com o objetivo de levar serviços às comunidades quilombolas do município de Itapecuru-Mirim. O “Programa Escuta Ativa dos Povos Indígenas”, que  já realizou mais de 3 mil atendimentos por meio de mutirões,  foi outra ação do Judiciário maranhense exposta durante o encontro.

As informações coletadas no Maranhão subsidiarão relatório da ONU sobre as questões que envolvem o racismo e todas as suas formas.

A reunião foi conduzida pelo Procurador-chefe da PRMA, Alexandre Silva Soares, e teve a presença da procuradora Anne Caroline Aguiar Andrade Neitzke (PRM-Caxias); do procurador regional de Direitos Humanos, Marcelo Santos Correa (PR-MA); e do assessor jurídico Aerson Enes Rocha.

Representantes do MPT-MA,  MP-MA, DPE-MA e DPU-MA  estiveram no encontro.