Giro de Noticias

Judiciário encerra Semana de Incentivo à Doação de Órgãos com palestra sobre o Sistema de Transplantes do Estado

Durante a manhã da última sexta-feira (13/9), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Saúde, em parceria com a Central Estadual de Transplantes, realizou a palestra “Panorama atual, avanços e perspectivas do Sistema Estadual de Transplantes do Maranhão”, marcando o encerramento da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos do Poder Judiciário

A ação, que ocorreu às 10h, na Sala do Pleninho, localizada na sede do TJMA, recebeu o coordenador da Central Estadual de Transplantes (CET – MA), Hiago Sousa Bastos. O médico é especialista em captação, doação e transplantes de órgãos e tecidos e possui MBA em Gestão da Saúde.

A Central Estadual de Transplantes é vinculada à Central Nacional de Transplantes, a mais avançada do mundo atualmente. Durante a exposição sobre a atuação da organização, o coordenador destacou os passos do processo de doação até o transplante, abordando a logística de distribuição, acompanhamento, validação e autorização familiar.

De acordo com os índices nacionais, existem cerca de 66 mil pessoas aguardando por transplantes em todo o Brasil. No Maranhão, o número passa de mil pacientes na fila por um transplante. A atuação da Central Estadual de Transplantes tem auxiliado na mudança desses dados, entre 2023 e 2024 foi registrado um aumento de 130% no número de doadores de órgãos efetivos.

Além de abordar otimização e sustentabilidade da rede, o coordenador do CET também destacou a importância da integração com TJMA como parceiros estratégicos, quanto aos procedimentos judiciais que envolvem a doação, e também quanto ao avanço na capacidade de sensibilização.

“A gente entende que hoje a nossa principal estratégia é sensibilizar as pessoas. Então a sensibilização dos profissionais do próprio Tribunal de Justiça com essa iniciativa permite criar sementes que vão germinar não só aqui, mas em outras comarcas, em outras pessoas, em outras famílias”, ressaltou.

SETEMBRO VERDE

O mês de setembro é considerado o mês de conscientização sobre a doação de órgãos. Para esclarecer dúvidas e orientar servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras do Judiciário maranhense sobre as perspectivas da doação e transplante de órgãos no Estado, equipes da Divisão Médica trabalharam em ações de panfletagem durante toda a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos do Poder Judiciário.