Judiciário de Bacuri promove palestras de combate à exploração sexual de menores
A Vara Única de Bacuri colocou em pauta nas escolas a discussão sobre o “Maio Laranja”, com o lema “Eu estou atento aos sinais”, dedicado à conscientização popular sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e denúncia dos casos pela sociedade.
O objetivo da campanha é mobilizar a comunidade em torno da questão e chamar a atenção de todos na sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes na área de abrangência da comarca.
O projeto realiza círculos formativos com a participação de servidores do sistema de Justiça na realização de palestras educativas para estudantes adolescentes, por meio de parcerias com as escolas do Estado e do Município.
PALESTRAS PARA ADOLESCENTES
Em dois dias de campanha em dois turnos, na terça e quarta-feira, 16 e 17, já foram realizadas palestras para cerca de 700 alunos da rede pública local, na Escola Centro Educacional Cristino Pimenta. Na sexta-feira, 20, as palestras serão levadas para mais 260 estudantes na Unidade Escolar Lívio Nogueira.
Uma das colaboradoras é a secretária judicial Jéssica Rodrigues Carneiro, que se desloca do fórum até as escolas para conversar com os alunos. “Aqui na Comarca, a partir do momento que eu assumi a secretaria judicial, eu tenho buscando junto com os servidores um Judiciário atuar para além do fórum, de forma mais próxima ao cidadão”, explicou a servidora.
O projeto é desenvolvido com o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, pelo juiz da vara, Humberto Alves Júnior (Titular da Comarca de Mirinzal), respondendo pela comarca de Bacuri, e da Promotoria de Justiça, com o auxílio do promotor Igor Trinta Marques, que forneceu material impresso de apoio aos estudantes.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove a disseminação da campanha em nível estadual, em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 18 de maio, com o tema “Eu estou atento aos sinais”.
A campanha de 2022 – organizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – visa alertar aos sinais que podem ser indícios de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, com a divulgação nas mídias sociais e oferecimento de material para download.
ESTOU ATENTO AOS SINAIS
Segundo informações da CIJ, o desenvolvimento do tema “Eu estou atento aos sinais” compreende colocar a sociedade, a família, o Estado e o indivíduo como responsáveis pela proteção integral, assegurada às crianças e adolescentes e os meios para viverem sem violência (artigo 227 da Constituição Federal).
Denúncias de casos de violência contra meninos e meninas devem ser feitas pela plataforma “Disque 100”, gratuitamente, que os casos são encaminhados para as autoridades do sistema de Justiça.