Judiciário conclui segunda turma de pretendentes à adoção
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu o último encontro da segunda turma do “Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção”. O curso é um pré-requisito para a formalização do processo de adoção, promovido pela Coordenaria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
O projeto ocorreu nos dias 17 e 24 de setembro e 1º e 8 de outubro, das 14h às 16 horas, por videoconferência, com a participação de pretendentes à adoção em fase de habilitação junto às comarcas de Balsas e São José de Ribamar.
SOBRE O PROJETO
A realização de cursos preparatórios para pretendentes à adoção, na modalidade online no Poder Judiciário do Maranhão, foi instituída pela Portaria CIJ nº 01/2020, visando esclarecer as ações e viabilizar a operacionalização de projetos de ensino virtual, que envolvam questões interinstitucionais infantojuvenis.
O projeto é uma iniciativa pioneira da comarca de Timon – com anuência do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo – sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Infância e Juventude, presidida pelo desembargador José de Ribamar Castro, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM) e as varas judiciais com competência em infância e juventude, que manifestarem desejo em participar, priorizando os recursos e ferramentas virtuais para a realização dos projetos nas comarcas.