Jovens do Maranhão e Tocantins estimulam a população a votar em candidatos que defendem pautas da região
“Vote pelo MA. TO.” este é o nome da campanha que foi criada pelo Coletivo Desenvolvimento e Juventude (Cdjuv) para divulgar a falta de representatividade de jovens periféricos na política pública e estimular a população a eleger candidatos comprometidos com os direitos humanos, a Amazônia e as mudanças climáticas. A campanha foi uma das selecionadas pelo Projeto Inovação e Aceleração na Região Amazônica (IARA), desenvolvido pela Purpose.
O coletivo, que recebeu este nome no início do ano a partir da união com outros movimentos solitários que já existiam nas cidades de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Chapadinha, Anajatuba, São Luís (MA) e Augustinópolis (TO), quer promover várias atividades culturais e educativas para jovens entre 16 e 21 anos, das periferias desses dois estados.
“Olhamos para as comunidades em que atuamos e para as violações de direitos humanos que ocorrem em decorrência da exploração do meio ambiente, provocada pelo agronegócio, a mineração, as grandes corporações e seus projetos, percebemos como essas violações se perpetuam e uma das razões para isso é que a população não está representada”, afirma Marcos Antonio Alves da Silva, gestor de Projetos do coletivo.
Por isso, a necessidade de sensibilizar os jovens para votar de forma consciente em candidatos que representem suas pautas e participar, em um segundo momento, da política nas suas cidades, ampliando os espaços de representação e participando da construção de soluções para os problemas das comunidades.
Serão desenvolvidas duas ações nas cidades para alcançar o público. Haverá, por exemplo, em cada cidade um Sarau da Terra, que foi um evento político-cultural realizado em Açailândia, em 2021, e que será replicado neste ano.
“Nossa ideia é discutir política e meio ambiente com os jovens a partir de múltiplas expressões artísticas, valorizando o contato com a natureza, a cultura regional e o protagonismo criativo das juventudes”, diz.
A segunda fase vai envolver rodas de conversa, que serão oficinas de educação política a serem realizadas nas escolas, universidades, grupos de jovens, igrejas, praças e onde mais eles tiverem abertura.
Apoio aos coletivos do Amazonas – A iniciativa cidadã dos coletivos do Amazonas conta com o apoio do programa IARA – Inovação e Aceleração na Região Amazônica, desenvolvido pela agência Purpose. A plataforma foi criada para fortalecer coletivos e organizações ativistas, permitindo que eles tirem do papel seus projetos e mobilizem suas comunidades a conquistar as mudanças necessárias para um desenvolvimento mais sustentável.
“Colocamos nossas experiências e estruturas à disposição destes grupos para apoiá-los em seu crescimento e na construção de soluções inovadoras para os desafios que suas comunidades enfrentam”, explica Ana Clara Toledo, da Purpose.
A região amazônica foi eleita como a primeira a receber esse programa de aceleração do laboratório de clima da Purpose por exercer um papel central em relação aos desafios que teremos diante da emergência climática e seus desdobramentos econômicos e sociais. Na primeira etapa, o IARA beneficiou sete organizações do Pará. Nesta segunda etapa, são 10 organizações do Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará.
“Apesar da importância da Amazônia para o planeta, muitos dos debates e estratégias em busca de soluções para o bioma não incluem vozes locais e, portanto, não condizem com as realidades e os desafios que a região e seus cidadãos enfrentam”, explica Ana Clara. “A IARA foi criada para potencializar os grupos que já atuam e promovem mudanças no território amazônico e garantir que tenham mais metodologias, ferramentas e recursos ao alcance de suas mãos para crescer e assumir cada vez mais o papel de protagonistas da mudança”, afirma.
Sobre a Purpose:
A Purpose é uma organização que cria soluções de impacto social para acelerar a construção de um mundo mais aberto, justo e habitável. Deciframos problemas complexos e combinamos narrativas transformadoras com mobilização para promover mudanças. Com escritórios em 6 continentes e com projetos e laboratórios interconectados atuando em esfera global, colaboramos com empresas e organizações da sociedade civil, ajudando-as a colocar propósito e participação no centro daquilo que fazem.