Jovem Aprendiz do IEL-MA incentiva ações de liderança e empreendedorismo
A quinta edição do projeto Ação Empreendedora Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), e teve como objetivo estimular os aprendizes a desenvolverem as habilidades sociais como liderança, colaboração e um comportamento de quem busca soluções e oportunidades mesmo em um cenário com riscos e conflitos.
Durante a ação foram apresentadas seis propostas empreendedoras para a criação ou melhoria de um serviço ou produto considerando o contexto e as necessidades da empresa em que eles trabalharam durante o período de aprendizagem.
Junto com sua equipe, Thassiane Santos apresentou intervenções interessantes, após a aplicação de uma pesquisa de satisfação pós-consulta, que podem ser adotadas pela empresa. Ela é uma das jovens aprendizes que estão inseridas no Hospital do Servidor. “O IEL foi essencial na minha vida, porque foi a partir dele que consegui a minha primeira inserção no mercado de trabalho. Antes disso eu não tinha conhecimento, nunca tinha vivenciado nenhuma prática empresarial e a partir do IEL, das aulas que nós temos aqui, foi que tive o conhecimento da teoria e da prática”.
O Programa de Aprendizagem visa incentivar que os jovens participantes desenvolvam habilidades e competências necessárias no mundo atual, que é cada vez mais complexo, mais dinâmico, como afirma a Coordenadoria de Desenvolvimento Empresarial, Carreira e Estágio do IEL-MA, Lohanne Santos. “Eles pensam soluções inovadoras e apresentam para as empresas contratantes como objetivo de mostrar aquilo que puderam aprender durante todo o período. Isso contribui para a autoconfiança e resiliência necessárias para enfrentar os desafios que irão enfrentar no mercado de trabalho”, afirmou.
A psicóloga Chrystiane Vasconcelos atua na Maternidade Natus Lumine e no Hospital do Servidor, ambos possuem jovens aprendizes em seu quadro de colaboradores. Ela falou sobre a importância do projeto para a empresa e para os aprendizes. “A experiência com os jovens aprendizes tem sido muito gratificante, muito surpreendente, porque nós estamos contratando profissionais que estamos, de uma certa forma, retendo para o nosso quadro. Aprendemos muito com eles, o comportamental deles tem agregado a nossa visão, a nossa missão, a nossa cultura dentro, tanto do HSE quanto na Natus”, argumentou.
Entre as intervenções apresentadas está a do Leonnel Santos, Jovem Aprendiz na Maternidade Natus Lumine. Sua apresentação “Projeto Ecosaúde – transformação digital e sustentabilidade na gestão hospitalar”, focou no consumo consciente de papel. “A implantação de um sistema unificado com pastas compartilhadas nos computadores de cada setor seria uma excelente solução para diminuir o uso do papel. Mostrei também que existem maneiras de realizar essa troca com segurança e organização. Essa vivência dentro da empresa possibilitou enxergar pontos interessantes que um profissional precisa construir”, disse.
O público presente também assistiu à palestra “Liderança: a competência que determina a progressão em carreira”, ministrada pela psicóloga Sofia Ravinny, que mostrou a diferença que a postura de um líder faz no ambiente de trabalho.
A assistente de Recursos Humanos do Colégio Marista, Patrícia Saraiva, ressaltou a dinâmica dos jovens em conseguir se adaptar. “Parabéns ao IEL e aos nossos colaboradores aprendizes para os quais ensinamos o significado da palavra perseverança. Eles estão sempre buscando conhecimento, perguntando, dando ideias. Essa troca é o que fará a diferença para eles como profissionais e para nós como empresas”, salientou.
O Programa IEL Jovem aprendiz é destinado a jovens de 14 a 24 anos que buscam a prática no mercado de trabalho. As empresas interessadas em saber mais sobre o Programa podem entrar em contato pelo WhatsApp (98) 99212-1765 ou solicitar uma visita do agente do IEL pelo e-mail jovemaprendiziel@fiema.org.br .