Jornalistas Domingos Costa, Ana Guimarães e John Cutrim vão estrear programa na Nova FM 93,1 MHZ.

Há mais de duas décadas o rádio maranhense não esquentava nos bastidores. A última vez que isso aconteceu foi no início de 2002, quando o radialista e empresário Léo Felipe deixou a Difusora FM e assumiu o comando da rádio Mais FM, onde permanece até os dias atuais. Naquele ano, Léo montou um timaço, tirando grandes profissionais de emissoras concorrentes, como foi o caso de Mary Beltrand e Nodson Júnior, que deixaram a Difusora FM, Stênio Kawasaki e Washington Campos, que deixaram a rádio Cidade FM, e tantos outros grandes locutores consagrados que apostaram no projeto e vestiram a camisa da Mais FM.

Isso fez a Difusora FM ir ao mercado e contratar Robson Júnior, Laska Campos e Beatriz Marques. Com as mudanças, a rádio Cidade FM também foi ao mercado e trouxe Dino Barros, Edmael Silva e Márcio Rodrigo. Depois disso, pouca coisa mudou no mercado, e o rádio permaneceu frio, dentro e fora dos bastidores.

Com as mortes de Herbeth Fontinele Filho e Roberto Fernandes, a rádio Mirante AM fez muitas mudanças, dando oportunidades e colocando jovens talentos no ar, como é o caso de Jorge Aragão, que passou a ser titular do Ponto Final, Thiago Bastos, maior revelação do jornalismo esportivo como comentarista, Walace Brito, Marcelo Rodrigues e outros repórteres. No jornalismo policial e político, tiveram oportunidades Alessandra Rodrigues, Gilberto Léda, Wlívio Ricardo, e João Ricardo, que já atuava no esporte.

RENOVAÇÃO NO JORNALISMO

Um programa de estágio criado pelo jornalista Juraci Filho, quando era diretor geral da rádio Timbira AM 1.290 KHZ na gestão Roseana Sarney, abriu portas para muitos jovens que sonhavam ingressar no rádiojornalismo. Profissionais como João Ricardo, Bruno Alves, Afonso Diniz, Rony Moreira (In Memória), Daniel Amorim e Daniele Kline, ingressaram no mercado realizando grande trabalho. O programa de estágio continua sendo mantido pelo diretor Robson Paz. Novos talentos já foram descobertos, inclusive vozes femininas para o jornalismo esportivo.

Mas também surgiram na rádio Capital AM os repórteres Rodrigo Barbosa, Ramon Júnior e Maxuel Bruno, este último a revelação da narração esportiva no rádio e no youtube.

A partir de 2016, o rádio FM no Maranhão passou investir mais no jornalismo opinativo, com análises sobre política local, estadual e nacional. A primeira a testar o seguimento jornalístico foi a Difusora FM, que colocou no ar o programa Ponto & Vírgula. Através dessa revista eletrônica, foram descobertos para o rádio, os jornalistas Leandro Miranda, John Cutrim e tantos outros. Com a criação do Ponto & Vírgula, nasceu um concorrente, chamado Ponto Continuando, que descobriu para o rádio os jornalistas Clodoaldo Corrêa e Gláucio Ericeira. É a renovação de comunicadores jovens, com visão e opinião diferentes, o que enriquece ainda mais o veículo de comunicação mais popular do planeta: o rádio.

Entrando na onda do jornalismo no FM, a rádio 92,3 colocou no ar o programa Na Hora em parceria com o radialista Flávio Chocolate. Lá foram lançados vários talentos, como Tarcísio Brandão, Leny Alves e Isaías Rocha. O projeto deu certo e naquele período o rádio descobriu o talento de Isaías Rocha, que pouco tempo depois aterrisou na Nova FM, onde apresentou ao lado de Thales Castro, o programa Tá Na Pauta, até a última quinta-feira (2). Dito isto, apenas para falar das novidades na rádio Nova FM.

NOVA FM

A chegada da rádio Nova FM em setembro de 2018, gerou muitas expectativas ao mercado radiofônico. Mas tudo não passou de expectativas. Novidades foram poucas. A emissora que fez um grande investimento em equipamentos de última geração e detém a maior estrutura tecnológica de uma rádio FM no Maranhão, mas patinou nos últimos anos, e mesmo tendo um alcance gigante, pecou na montagem de programação popular e teve dificuldades para vender seus produtos no mercado publicitário de São Luís.

A emissora conta com grandes comunicadores em sua programação, como é o caso de Oswaldo Maya, Adriana Nogueira, Andrezza Cerveira, Nilo Comes, Jota A, Bah Rodrigues, e tantos outros profissionais que fazem parte da emissora desde sua fundação.

Mas para reforçar ainda mais o timaço, a nova direção da Rádio Nova FM, foi ao mercado e mesclou juventude e experiência. Trouxe para 93,1 MHZ os jornalistas Domingos Costa, Ana Guimarães e John Cutrim, que já vão estrear nesta segunda-feira (6) o programa Opinião Livre, às 18h. O trio é composto pela experiente Ana Guimarães, o lapidado John Cutrim e o estreante Domingos Costa.

Mas, as aquisições não param por ai. A emissora também trouxe os comunicadores Aldair Júnior, Valeska Furtado e o polivalente Adalberto Melo. Pelas movimentações de bastidores, as contratações não param por aqui. Segundo fontes, vem aí, mais novidades na programação da rádio Nova FM. Aguarde!

Fonte: G7MA