Janeiro Branco: gincana cultural promove integração dos adolescentes da Funac e servidores

Buscando promover a criatividade e estimular a interação entre os adolescentes, o Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou, nesta sexta-feira (15), o encerramento da I Gincana Cultural de Férias, com o tema “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida!”. A atividade, que iniciou no dia 11 deste mês, teve como objetivo abordar a saúde mental e formas de garantir uma vida mais saudável, a partir do desenvolvimento de vínculos positivos, espírito de solidariedade e respeito.

De acordo com Nikson Daniel, chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (ASPLAN), que esteve no evento representando a presidente da Fundação, Sorimar Sabóia, a gincana cultural de férias tem o intuito de cumprir a missão institucional. “Temos como premissa a garantia dos direitos fundamentais dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A Funac estruturou uma equipe de esporte, cultura e lazer, na perspectiva de garantia de direitos e poder gerar espaço de desenvolvimento, espaço coletivo de interação para que os adolescentes possam superar a prática do ato infracional e se socializar com os demais”, pontua Nikson.

A psicóloga do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, Karla França explica como foram trabalhadas as ações da I Gincana Cultural de Férias. “Trabalhamos a psicomotricidade através de jogos lúdicos e perguntas de quiz, com a participação efetiva dos adolescentes e servidores. Os socioeducandos possuem uma rotina organizada, sono de qualidade, alimentação saudável e atividades físicas que favorecem o bem-estar físico, psicológico e emocional”, declara Karla.

A atividade realizada durante toda a semana representou para o adolescente muito aprendizado e diversão. “Participei de todas as atividades, é ótimo para todos os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. É também um momento de integração com os servidores”, comentou o socioeducando.

Para a diretora do Centro Socioeducativo, Josenilde Diniz, tratar um tema importante como Janeiro Branco associado a jogos facilita o aprendizado e a compreensão da temática. “A culminância do evento foi positiva e as atividades sobre saúde mental foram alinhadas à cultura e ao lazer. Com destaque para algumas provas, como o soletrando, torta na cara e perguntas e respostas. Além de lúdicas, serviram para promover o bem-estar físico e mental”, afirma.