.

Janaína Ramos alerta sobre estado de emergência em 33 municípios maranhenses

A deputada estadual Janaina Ramos (Republicanos) usou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Maranhão, para falar sobre a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Maranhão.

Segundo a parlamentar, 33 municípios estão em estado de emergência com muitas áreas alagadas. Seis vítimas fatais já foram registradas nos municípios de Santa Luzia, Açailândia e Arame, além de centenas de desabrigados e desalojados. A deputada também falou sobre a situação em Imperatriz.

“Quero registrar aqui o empenho e o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil estadual, o CTA e todos os órgãos competentes que auxiliam os municípios nesse período. Em Imperatriz, cerca de 150 pessoas também estão desabrigadas e recebendo toda a assistência da Prefeitura, por meio da Defesa Civil e das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde”, afirmou.

A deputada aproveitou a oportunidade para destacar a importância da união da classe política e da sociedade civil, colaborando na assistência aos atingidos pelas fortes chuvas.

Janaína Ramos informou que, conforme levantamento do Corpo de Bombeiros, 399 famílias estão desabrigadas e 339 desalojadas, em todo o Maranhão.

“Peço a sensibilidade de cada um, de cada deputada e deputado, com todos os municípios do Maranhão que estão sofrendo, atingidos pelas fortes chuvas. Precisamos nos unir para darmos uma resposta urgente ao nosso estado, pois estamos falando de vidas que precisam e contam com nosso apoio, porque foi para isso que eles nos confiaram seus votos. Aproveito para agradecer ao nosso governador Carlos Brandão, que não tem medido esforços e tem dado total apoio e assistência aos municípios”, concluiu a deputada.

Emergência

As cidades em situação de emergência no Maranhão são: Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Arame, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Conceição do Lago-Açu, Coroatá, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Itaipava do Grajaú, Lago da Pedra, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Lago da Pedra, Paço do Lumiar, Pedreiras, Pinheiros, Poção de Pedras, Raposa, Santa Inês, Santa Luzia, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São Luís, São Luís Gonzaga, São João do Caru, São José de Ribamar, Trizidela do Vale, Tuntum, Viana e Zé Doca.