O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Izabela Silva Campos, medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americano, em 2019, falará de sua grande trajetória no esporte

Na próxima terça-feira, 22 de setembro, será comemorado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e, para celebrar a data, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e a Estácio vão promover um grande encontro virtual com Izabela Silva Campos, paratleta de Atletismo. Ela, que também é aluna do curso de Serviço Social da Instituição de Ensino Superior, falará sobre sua carreira, de seus principais desafios e de suas vitórias. O evento faz parte do Programa “Atleta Cidadão”, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania dos atletas em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio da capacitação e orientação profissional. Os amantes do esporte – público externo em geral – poderão participar gratuitamente da iniciativa, acessando o Instagram no link: educacaofisicaestacioni.Para participar do evento, transmitido pelo Curso de Educação Física da Estácio da Unidade Nova de Iguaçu – RJ, não será necessário fazer inscrição prévia, bastará entrar na rede social a partir das 19h. 

A proposta do Programa “Atleta Cidadão” – criado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), existe há 4 anos, e conta com a parceria da Estácio – é capacitar e desenvolver profissionalmente os esportistas, quando ainda estão na ativa. Os atletas recebem suporte por meio de cursos de graduação presencial e Digital e, atualmente, mais de 150 atletas em todo o país se beneficiam das bolsas disponibilizadas. 

Aos 6 anos de idade, Izabela Silva Campos foi vítima do sarampo e perdeu a visão, progressivamente, até não enxergar mais aos 15 anos. Aos 21, começou sua história de sucesso no Atletismo mesmo com o intuito de perder peso. Chegou a correr 5 mil metros, 1.500 m, 800 m, 400 m, mas foi com as provas de campo que mais se identificou. Sua 1ª convocação para seleção brasileira foi em 2012, quando participou dos Jogos Paralímpicos de Londres. Suas principais conquistas foram: Bronze no lançamento de disco, no Rio de Janeiro, em 2016, nos Jogos Paralímpicos. Mundialmente ela também brilhou: Bronze no lançamento de disco, em Dubai, em 2019; prata no lançamento de dardo e bronze no lançamento de de disco em Londres, em 2017; bronze no lançamento de disco em Doha, 2015; bronze no arremesso de peso em Lyon, na França, em 2013. Nos Jogos Parapan-Americano, ganhou ouro no lançamento de disco, bronze no arremesso de peso e lançamento de dardo, em Lima, em 2019. Ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso, em Toronto, no Canadá, em 2015.      

Estácio no Esporte    
 

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. Dentro do pilar Esporte no programa de Responsabilidade Social “Educar para Transformar”, a instituição é hoje uma das maiores incentivadoras do esporte no país, com o programa Estácio no Esporte. Atualmente, mais de 500 atletas e paratletas são apoiados por meio de bolsas de estudo.  

O programa promove alguns dos principais eventos esportivos do Brasil, além de manter parcerias com diversas ONGs e instituições esportivas. A Instituição, que também é signatária do Pacto pelo Esporte, conta com atletas como Chloé Calmon (surfe), Laís Souza (ex-atleta de ginástica), Daniele Hypólito (ginástica), Marcelinho Machado (ex-atleta de basquete e comentarista do SporTv), Fernanda Keller, entre outros.

Presente nos Jogos Rio 2016, a Estácio foi a primeira instituição de ensino apoiadora olímpica, sendo a provedora dos serviços de seleção e capacitação dos 140 mil voluntários e 6000 colaboradores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ainda em 2016, a companhia conquistou o Prêmio Aberje Nacional na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas com o case “Estácio no Esporte – Formando Campeões”. O case mostrou a forte e ampla ligação da instituição com o esporte ao longo dos anos e no período dos Jogos Olímpicos.