O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Itinerância Bubuia da Bienal das Amazônias se despede de São Luís

A Itinerância “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, realizada pela Bienal das Amazônias, se despede do Maranhão com uma semana repleta de atividades no Espaço Chão SLZ. O cineasta Beto Matuck e o doutor em História, Teoria e Crítica de Arte, Frederico Silva, aguardam o público para uma roda de conversa sobre pesquisa, formação e curadoria, nesta segunda-feira (17), às 17h. A agenda de atividades inclui workshops sobre modelagem em argila, música e escrita literária.

A Itinerância Bubuia tem Patrocínio Master de Nubank e Shell Brasil, além da parceria do Centro Cultural Vale Maranhão e do Espaço Chão SLZ.

Durante a roda de conversa serão abordadas questões relacionadas à pesquisa como eixo central para o desenvolvimento de projetos no campo do audiovisual e da curadoria. “Somos pesquisadores de áreas aparentemente distintas, mas que estabelecem conexões/elos muito próximos a partir do interesse comum pela produção artística do Maranhão. É uma grande alegria receber esse convite e partilhar um pouco da experiência enquanto docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão e pesquisador que entende a cena artística contemporânea a partir, também, de uma perspectiva histórica”, explica Frederico Silva.

O Espaço Chão SLZ recebe, ainda, a artista Romana Maria para a oficina de modelagem em argila. A programação de terça-feira (18), começa às 15h e para participar é necessário se inscrever através do link: https://bit.ly/42Yj9cO

Romana Maria antecipa que a oficina terá um bate-papo inicial sobre os processos de investigação em cerâmica e do barro como gestos fósseis. Em seguida os participantes seguirão a pé até o Ateliê 393, da artista, para uma imersão nos processos cerâmicos e na relação entre corpo, matéria e memória.

A música e a escrita literária também têm um lugar de destaque na Itinerância Bubuia. Na quarta-feira (19), às 15h, o pesquisador, autor e músico, Tonny Araujo, promove uma experiência imersiva onde sonoridades negras, literatura e pesquisa histórica se encontram.

Tonny Araujo conta que o workshop pretende estabelecer relações entre música e escrita literária a partir das noções de Diáspora e Imaginação Radical Negra. Em síntese, a oficina mira o aquilombamento com o público, consistindo em bate-papo e trocas sobre racialização e rebeldia nos processos de escrita e condutas de (des)arranjo musical, além da apreciação e experimentação literária-musical.

“Julgo ser uma oportunidade maravilhosa de exercitar a cooperatividade intelectual e artística, visando uma experiência estética, existencial e política anticolonial, além de ser também uma ótima oportunidade de apresentar ao público um pouco sobre a minha pesquisa atual, focada na experiência do jazz no Maranhão”, resume.

A exposição da Itinerância “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos” ocorre no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e no Espaço Chão SLZ até o dia 22 de fevereiro de 2025.

SERVIÇO

Roda de conversa “Pesquisa, formação e curadoria”, com Beto Matuck e Frederico Silva

Entrada franca

Dia: 17 de fevereiro de 2025

Hora: 17h

Workshop “Gestos fósseis: modelagem em argila”, com Romana Maria

Inscrições: https://bit.ly/42Yj9cO

Dia: 18 de fevereiro de 2025

Hora: 15h

Workshop “Afrosonidos diaspóricos: música e escrita literária”, com Tonny Araujo

Inscrições: https://bit.ly/3Qk4f9i

Dia: 19 de fevereiro de 2025

Hora: 15h

Local: Chão SLZ – Rua do Giz – 167. Centro, São Luís (MA)