Municípios

Iterma promoverá regularização fundiária para mais de 3 mil famílias em Barreirinhas

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) promoveu uma audiência pública na última sexta-feira (25), em Barreirinhas. O evento, que reuniu membros das comunidades, lideranças locais e prefeitura, teve como objetivo central a discussão para implantação do programa ‘Paz no Campo’, que tem o intuito apoiar o desenvolvimento das unidades produtivas de agricultores familiares, bem como buscar a regularização das ocupações de imóveis rurais e terras devolutas no estado.

A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado, por meio do Iterma, em promover o maior programa de regularização fundiária da história, garantindo segurança jurídica e dignidade para as famílias rurais maranhenses, incluído o município, que conta com mais de 60 assentamentos da reforma agrária e cerca de 3 mil famílias de assentados. Durante a reunião, o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, ressaltou a importância de estabelecer um diálogo aberto e inclusivo entre todas as partes envolvidas no processo de regularização fundiária. 

“Estamos aqui para ouvir as demandas das comunidades, nessa grande reunião de mobilização, com o intuito de aplicar o programa ‘Paz no Campo’, compreender necessidades dos assentados e trabalhar em conjunto para encontrar soluções que garantam o acesso à terra de forma justa e segura. Vamos promover a regularização fundiária para mais de 3 mil famílias, cumprir com o compromisso do nosso governador Carlos Brandão e realizar o maior programa de regularização fundiária do país, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável e justiça social”, disse o presidente.

Na ocasião, foram discutidos diversos tópicos, como a regularização de terras ocupadas por agricultores familiares e a implementação de programas de capacitação. 

O prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, destacou a importância da ação. “Esse tipo de cooperação técnica vai ajudar e muito o desenvolvimento da nossa agricultura familiar, pois com a titulação dos imóveis, as famílias terão mais benefícios, como fomento, assistência técnica, entre outros. Então, só temos que agradecer ao Governo do Estado por mais essa importante parceria”, enfatizou o prefeito. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreirinhas (STTR), Nilvaldo Nunes, também comentou sobre a relevância da colaboração mútua entre instituições governamentais e a sociedade civil. 

“Estamos unidos na busca por soluções que atendam aos anseios dos trabalhadores rurais e contribuam para o desenvolvimento dessas famílias, que compareceram em grande número aqui no nosso sindicato, mostrando a força dos homens e mulheres do campo. Agradecemos o nosso governador Carlos Brandão por dar apoio e trabalhar em prol da regularização fundiária do nosso município”, finalizou.