Investimento no Porto do Itaqui reduzirá custo de logística e beneficiará abastecimento no Maranhão

O vice-governador Carlos Brandão participou, nesta quinta-feira (17), da cerimônia de inauguração do terminal de distribuição da Raízen, no complexo portuário do Itaqui. 

O investimento é de R$ 200 milhões e vai propiciar que o custo de logística seja reduzido e beneficie diretamente o abastecimento no Maranhão, Amazonas, Piauí, Pará e Tocantins.

Representando o Governo do Estado, Carlos Brandão comemorou a importância da nova base e o cenário de novos investimentos que devem ser implantados em um futuro próximo. 

“Estou vendo o resultado hoje de um grande investimento, depois de dois anos. Vários investimentos estão chegando, outros estão em trâmite, e a gente espera que nos próximos anos comecem a ser implantados outros projetos, como é o caso do Porto São Luís”, pontuou Brandão.

Já em operação, a base do Porto do Itaqui é a maior construída pela empresa Raízen, que também tem em Tocantins, Pará e Piauí. A capacidade pode movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano e armazenar até 80 milhões de litros de gasolina A, Diesel S 10 e S500. 

O vice-presidente comercial da Raízen, Antônio Cardoso, elogiou o Governo do Estado por entender a importância do empreendimento para o desenvolvimento do Maranhão.

“[Esta é] a maior base já construída pela Raízen no Brasil. Quero parabenizar a visão que o Estado teve quando embarcou nesse sonho junto conosco. Esse investimento só é possível fazer em estados que garantem segurança jurídica, que cumprem os deveres e as leis”, afirmou Cardoso.  

Além da redução de custo na cadeia produtiva agrícola e de transportes da região, também foram geradas oportunidades de emprego, como menciona o diretor de Planejamento e Preços da Raízen, Juliano Tamaso: “Essa base foi feita em conjunto, com as autoridades públicas e privadas, gerou mil e quinhentos empregos na época da obra, e hoje na sua operação gera mais de 100 empregos. O estado do Maranhão foi fundamental, porque ele impulsionou essa parceria”, disse. 

Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis.

Com 30 unidades de produção, destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país.