Interatividade e dicas importantes para o Enem marcam live de Linguagens e Códigos do Terceirão

A live de conteúdo específico na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), neste sábado (8), foi marcada por interatividade dos estudantes e dicas importantes de professores para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O evento foi transmitido pelo canal da Seduc no YouTube.

As professoras de Língua Portuguesa e Língua Espanhola começaram a live destacando a importância da interpretação de texto em qualquer exame. “Gerenciar o tempo durante a prova é fundamental. É preciso ler atentamente o enunciado da questão”, ressaltou Olga Gutierrez, professora de Espanhol.

“Que dica maravilhosa. Fazia o contrário”, disse a estudante Ludmilla Ribeiro, referindo-se às dicas de interpretação da professora Olga.

Estudantes dos municípios de Balsas, Vitorino Freire, São Luís, Governador Eugênio Barros, Cajapió, Presidente Médici, Urbano Santos, Timon, São Francisco do Maranhão, Arari, Pinheiro, Cururupu, Santa Inês, entre outros, participaram do encontro virtual e receberam informações valiosas que serão úteis na hora de fazer as provas.

“Os alunos gostam muito desse tipo de metodologia de aula”, ressaltou Eninha Barros, gestora escolar da regional de Santa Inês. 

A live também contou a participação de estudantes de outros estados como Maria Alves, da escola profissional E.E.E.P. Adolfo Ferreira de Sousa, de Redenção, no Ceará. “Buenos días, maestra”, disse ao registrar sua presença no chat.

“Muito boa essa live”, disparou a estudante Cris’h Ramos. “A professora então! Dicas maravilhosas”, completou Mayra Fernandes. “Gostei muito da aula de espanhol. Arrasou, professora”, elogiou Luiza Silva. “Parabéns pela live. Amei”, disse a estudante Ana Márcia Barbosa.

Dramatização

A live, que abordou conteúdos das áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física, Inglês e Espanhol, trouxe algo inusitado. Os professores utilizaram a dramatização para tornar o conteúdo mais descontraído aos alunos. 

“Trouxemos para a live a peça ‘Lição de botânica’ e o dramaturgo, aquele que escreve o texto, é Machado de Assis, que foi muito divertido. E eu adoro assistir aulas dos meus colegas e eu amei. Foi extremamente enriquecedor o trabalho de hoje”, destacou o professor Marcos Dominici, que acrescentou: “leiam e descubram o que vocês estão lendo. Série, filme, novela, pintura, charge, propaganda. Entendam o que vocês estão consumindo”, enfatizou.

“Foi interessante essa live porque a gente conseguiu dialogar dentro da nossa área em um tema principal que é a interpretação textual e que vai permear a prova do Enem como um todo”, concluiu o professor de Inglês, Augusto Cutrim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.