Intensificada as ações e realiza programação em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando, desta segunda (2) até a sexta-feira (6), uma programação para divulgar as ações do órgão e intensificar as atividades de fiscalização e controle do risco sanitário em decorrência da pandemia da Covid-19. A programação acontece em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado no dia 5 de agosto. 

De acordo com o superintendente da Suvisa, Edmilson Diniz, serão várias atividades voltadas à orientação da sociedade, conforme prevê a lei que criou o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. “Realizaremos palestras com as universidades, ações dentro das comunidades, orientação dentro das instituições de ensino, assim como nos bairros, para que todos tenham a oportunidade de entender melhor o trabalho da Vigilância Sanitária e, dessa forma, contribuir para a diminuição dos agravos e riscos decorrentes do consumo de serviços de interesse à saúde”, explicou o superintendente. 

Nesta quinta-feira (5), em alusão a data, além das fiscalizações que vêm sendo realizadas pelo órgão, também será feita a distribuição de máscaras e álcool em gel para a população, com orientações sobre o papel da Vigilância Sanitária e a importância da instituição no combate à pandemia da Covid-19. Desde o início da pandemia, no mês de março de 2020, o órgão já contabilizou mais de 15 mil ações para apuração de denúncias de riscos e agravos decorrentes da Covid-19, só no último fim de semana foram realizadas 177 ações. 

“A Suvisa tem estado presente diariamente na rotina das pessoas em todo o território do estado do Maranhão, orientando o setor produtivo sobre o cumprimento de protocolos para garantir tanto a preservação da vida das pessoas, quanto a continuidade do processo produtivo. Com isso, fizemos a sociedade entender que a Vigilância Sanitária é um órgão parceiro e a mesma também pode trabalhar em conjunto conosco, através das denúncias de descumprimento de protocolos”, destacou Edmilson Diniz, superintendente da Vigilância Sanitária Estadual. 

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído pela Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015, com o objetivo de divulgar a Vigilância Sanitária como uma ação de saúde pública, situada no contexto do SUS, que desenvolve ações voltadas para o controle do risco sanitário com destaque à proteção e promoção da saúde da população.