Instalações da 68ª zona eleitoral são inauguradas em Cantanhede

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Gonçalo Filho, presidiu nesta quinta, 9 de novembro, a solenidade de inauguração do cartório da 68ª zona, que recebeu o nome de “Durval Soares da Fonseca”, cuja sede fica em Cantanhede.

Participaram da inauguração várias autoridades, entre elas, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca (Superior Tribunal de Justiça), que é filho do senhor Durval, acompanhado de familiares, além do corregedor Froz Sobrinho (Corregedoria Geral de Justiça), do conselheiro Edmar Cutrim (Tribunal de Contas), dos juízes Bruno Chaves (responde pela 68ª ZE) e Guilherme Valente (titular da Comarca de Cantanhede), dos prefeitos das cidades de Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte, e dos juízes Júlio Praseres (cooperação do TRE-MA), Pedro Guimarães, Marcelo Oka e Francisco Lima, diretor-geral do TJ, Carlos Anderson, advogadas e advogados e servidoras e servidores da justiça comum e do eleitoral.

Em discurso, o corregedor disse que a função da justiça eleitoral é estar próxima da sociedade, que é para quem presta seus serviços. “A proposta de que Cantanhede virasse sede de zona e recebesse o nome Durval Soares da Fonseca foi feita pelo juiz Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa, titular da Comarca de Cantanhede, o que foi estudado pelo nosso pessoal e aceita, sendo concretizada no dia de hoje.

Já o juiz eleitoral Bruno Chaves de Oliveira, respondendo pela 68ª zona, destacou que a inauguração é um presente para a população dos 3 municípios, além de reconhecimento à pessoa do senhor Durval.

Por sua vez, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, em nome de seus familiares, contou que seu pai, o advogado Durval Soares da Fonseca, foi membro do TRE por 4 anos, tendo participado de momentos históricos, como ajudado a construir o Regimento Interno do órgão, assim como estava lá quando a sede foi transferida da Rua do Sol para a Areinha.

“É com muita satisfação que a família Soares da Fonseca recebe essa homenagem merecida para um homem que dedicou sua vida a construir pontes e aquilo que a Constituição Brasileira de 1988 revela como sociedade livre, justa e fraterna”, disse o ministro.

A mesma afirmação, entre outras tantas outras que enaltecem as vidas profissional e familiar de seu pai, foi ressaltada por Teresa Soares, filha do homenageado, que discursou na cerimônia em nome da família.

Entenda

Com a inauguração do cartório da 68ª zona eleitoral, que funciona dentro do Fórum de Justiça de Cantanhede, significa que eleitoras e eleitores de Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas podem ser atendidas/os em Cantanhede, entre 8h e 14h, de segunda a sexta, exceto feriados.

O motivo de Cantanhede, que pertencia a Itapecuru, ter virado sede de zona e leitoral é que Itapecuru ficava a 71 km de distância, aproximadamente 1h e 18 min de deslocamento entre as cidades, sem itinerário regular de transporte público coletivo à disposição da população.

Somado a este motivo, o TRE-MA levou em consideração o fato de Cantanhede possuir vara da Justiça Comum instalada e em atividade, tendo como termos os municípios de Pirapemas e Matões do Norte.

Com a medida, a Justiça Eleitoral maranhense aperfeiçoa a gestão dos cartórios, maximizando o atendimento de seu eleitorado.

As mudanças em nada impactaram eleitoras e eleitores quanto à mudança de locais de votação.