.

Instalação de lixeiras, capacitação e adoção de praça são algumas das ações impactantes da Semana do Meio do Ambiente em Santa Inês

Será encerrada na próxima segunda-feira, 7, a Semana Nacional do Meio Ambiente em Santa Inês. Desde a última segunda-feira, 31 de maio, que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade juntamente com parceiros está executando uma programação recheada de ações que, além de conscientização, impacta positivamente para a preservação ambiental.

Entre as ações realizadas até agora, estão as lives de capacitação em parceria com a Secretaria de Educação; blitz educativa; palestras em videoconferência; concurso de fotografia, vídeo, redação e videoaula com a temática “Preservação ambiental”; instalação de pontos para o descarte de pilhas e baterias; implantação de lixeiras na Rua do Comércio e entrega de alvará para locutores e proprietários de carros de propaganda.

A solenidade de assinatura do Projeto Adote Uma Praça foi realizada na manhã desta quarta-feira entre a Prefeitura e a empresa Alpha Comunicação. O projeto é uma lei municipal de 2017. A previsão é que a Secretaria de Obras inicie a reforma da Praça do Congela, no Bairro da Palmeira, no próximo dia 20. A obra deve durar 60 dias. Após a entrega à comunidade, a empresa Alpha Comunicação será a responsável pela manutenção e cuidados do local.

Nesta quinta-feira, 3, as ações da Semana do Meio Ambiente serão praticamente online, por meio do canal da Prefeitura no YouTube:
8h30 – Palestra Compostagem como metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos – Luiz Hermándes, Dr. Em Agroecologia;
10h – Palestra Proteção ao Meio Ambiente na cidade de Santa Inês – Igor Mascena, Diretor do Departamento de Zoneamento Urbano e Monitoramento Ambiental;
14h – Palestra Licenciamento e fiscalização ambiental como ferramenta de educação ambiental – André Luiz Barros / Carla Sandriely, Departamento de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental
15h30 – Palestra Visão Geral do Meio Ambiente no município de Santa Inês – Fabrício Melo, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O encerramento da programação será na próxima segunda-feira, 7, na Escola Maria Martins Bringel, em que haverá a premiação do concurso Preservação Ambiental e entrega do certificado Cidadão Ambiental.