Inspire SES: Maranhão celebra experiências exitosas no combate à pandemia

Na quinta-feira (10), no Multicenter Sebrae, em São Luís, o Governo do Maranhão realizou o Inspire SES, evento da Secretaria de Estado da Saúde para compartilhar as experiências exitosas, entre 2015 e 2022, no âmbito das políticas públicas de saúde do Estado, além de reconhecer os parceiros no combate à pandemia da Covid-19 no Maranhão, dentre os quais estão Secretarias de Estado, empresas privadas, autarquias, dentre outros. 

No evento, que contou com a presença de servidores e trabalhadores da saúde de toda a rede estadual da capital e interior, foram apresentadas experiências exitosas como as medidas de enfrentamento à pandemia, testemunho de pacientes das novas unidades de saúde, a implantação de serviços inéditos no Maranhão e o investimento na maior rede de saúde da história.

“Estavam aqui a grande maioria dos profissionais de saúde do nosso Estado, um evento organizado pela Secretaria de Saúde, liderado pelo secretário Carlos Lula, onde estiveram presentes eu, o governador Flávio Dino e vários profissionais de saúde em um momento de homenagear e de agradecer a todos esses profissionais que fizeram um grande trabalho nesses 7 anos, em especial, no período da pandemia, onde se dedicaram, deram o seu integral apoio à recuperação de pacientes e a salvar vidas. Eu fico feliz porque nesse período a gente pôde ampliar a rede de saúde do nosso Estado, não só com os hospitais, mas com policlínicas, serviços especializados, e hoje, com certeza, nós temos uma saúde melhor”, disse o vice-governador Carlos Brandão.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Inspire SES é um evento que celebra histórias que fizeram e têm feito o Maranhão vencer no combate à pandemia.

“Hoje, o Inspire SES é um evento, na verdade, para inspirar a gente. A gente transpira durante muito tempo, mas tem de pensar e planejar a saúde para o futuro. O Inspire SES trata de histórias inspiradoras, histórias que fizeram o Maranhão vencer, que fizeram a gente construir a maior rede de saúde da nossa história. O Maranhão é o Estado do Brasil onde menos pessoas morreram por Covid por 100 mil habitantes, isso não é pouco, isso quer dizer muito, muito do que a gente fez e muito do que a gente tem por fazer. O objetivo do evento, hoje, é celebrar o que a gente conquistou e dizer que a gente pode fazer muito mais, continuando nesta trajetória de mudanças e de avanços que o Maranhão tanto precisa”, afirmou o secretário de Saúde.