Inscrições para Oficiais Superiores Temporários da Marinha vão até segunda (20)
A Marinha do Brasil (MB) está com as inscrições na reta final para o processo seletivo que oferece 42 vagas de Oficial Superior Temporário da Reserva de 3ª Classe (RM3). O certame, voltado a profissionais com formação superior completa e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), segue com inscrições abertas até o dia 20 de outubro.
As vagas estão distribuídas nas áreas de Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério. A taxa é de R$ 140,00 e deve ser paga, impreterivelmente, até o dia 21 de outubro. O processo seletivo simplificado é realizado por Distrito Naval (DN), e os candidatos devem escolher o DN de sua preferência no momento da inscrição.
O processo seletivo é composto por prova objetiva de Língua Portuguesa, com 40 questões de múltipla escolha e duração de três horas, que será realizada em 18 de janeiro de 2026. As etapas seguintes incluem avaliação de títulos, de caráter classificatório, verificação de dados e documentos, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Para a área de Magistério, há ainda uma prova de aula, voltada a avaliar a condução e o domínio do conteúdo ministrado.
Para concorrer às oportunidades, é necessário ser brasileiro nato, ter entre 18 e 62 anos até a data de incorporação, além de possuir pós-graduação — seja especialização, mestrado ou doutorado. Os candidatos aprovados em todas as etapas e classificados dentro do número de vagas serão incorporados à MB no posto de Capitão de Corveta, com remuneração bruta inicial de cerca de R$ 15 mil. Desde o curso de formação, os Oficiais Temporários têm direito a benefícios como assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.
Para o Capitão de Corveta (Temporário-Engenheiro Naval) Vítor Luiz Gomes Mota, que ingressou na Marinha na seleção mais recente de RM3, a motivação teve origem no ambiente familiar. “Inspirei-me no exemplo do meu pai, que também serviu à Marinha, e vi na carreira a oportunidade de aplicar meus conhecimentos em Engenharia de Telecomunicações em prol do desenvolvimento do País.”
Ele também compartilhou um conselho para os que pretendem seguir a carreira militar: “Meu primeiro conselho é o candidato ter clareza sobre o porquê de querer entrar nas Forças Armadas. A vida militar é muito recompensadora, mas também exige bastante dedicação, disciplina e força de vontade. Meu conselho é se preparar de forma equilibrada: estudar bem a matéria cobrada na prova — Português —, mas também dar atenção à parte física. A corrida e a natação são etapas eliminatórias e, além disso, fazem parte do dia a dia do militar. No fim das contas, entrar para a Marinha não é só conquistar um cargo. É abraçar uma missão, encarar desafios e ter a chance de servir a algo maior do que a gente mesmo.”
Os profissionais incorporados por meio do Serviço Militar Voluntário poderão ter seu tempo de serviço renovado anualmente, desde que o período total não ultrapasse oito anos. Após esse prazo, não há possibilidade de permanência definitiva nem aquisição de estabilidade na Força.
Veja abaixo a distribuição das vagas em cada DN:
1º Distrito Naval (Rio de Janeiro) – 24 vagas (Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério)
2º Distrito Naval (Salvador) – 2 vagas (Medicina)
3º Distrito Naval (Natal) – 7 vagas (Medicina)
4º Distrito Naval (Belém) – 3 vagas (Medicina)
6º Distrito Naval (Ladário) – 3 vagas (Medicina)
7º Distrito Naval (Brasília) – 3 vagas (Medicina)
Os candidatos podem ter acesso a todos os detalhes do processo seletivo nos respectivos Avisos de Convocação, disponíveis nas páginas de cada distrito.
