Giro de Noticias

inpEV participa da AgroBalsas 2023 e reforça a importância da devolução legal de embalagens vazias de defensivos agrícolas

 Em sua participação na AgroBalsas 2023, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) irá reforçar a importância da devolução correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas nas unidades credenciadas ao Sistema Campo Limpo. O evento ocorre de 16 a 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA).  

Uma equipe do instituto estará em estande no evento, disponibilizando materiais informativos e orientando os agricultores sobre processos como a tríplice lavagem e a destinação adequada de embalagens vazias. Além disso, na quarta-feira (17), às 16h40, o Gerente de Logística do inpEV, Mario Fujii, irá ministrar a palestra “O Caminho das embalagens rastreadas até a produção de artefatos – Contribuição de todos os elos” no I Fórum sobre Legalidade nas Práticas Agrícolas, que será realizado no Auditório da Fapcen, também na Fazenda Sol Nascente.  

“Com a certeza de um trabalho sinérgico entre todos os elos da cadeia do Sistema, iremos demonstrar, nessa nossa participação no evento, que é possível sermos referência mundial na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias, protegendo tanto o ser humano como o meio ambiente”, destaca Mario Fujii. 

AgroBalsas é considerado o maior evento de agronegócio do Maranhão, apresentando principalmente inovações e tecnologias voltadas ao campo. A feira ocorre anualmente e reúne instituições de grande relevância, empresários, produtores rurais, pecuaristas, educadores, estudantes, comercio varejistas, prestadores de serviços, dentre outros.  

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV 

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica. 

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017. 

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.