Inovação marca a participação do SENAI no Torneio Regional de Robótica do SESI Maranhão
Entre as atrações estão jogo de montagem com conexões hidráulicas, Projeto “Alisio” e simuladores de transporte
SÃO LUÍS – Inovação industrial, automação, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e big data são alguns dos conceitos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) irá demonstrar na prática ao público do Torneio Regional de Robótica promovido pelo SESI Maranhão no próximo final de semana. O evento já é o maior do Brasil em número de equipes e irá reunir competidores de 10 estados, incluindo o Maranhão, que disputam nas modalidades First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools. A entrada é gratuita.
Assim como a exposição e oficinas oferecidas pelo SESI Lab, de Brasília, o SENAI Maranhão integra a programação paralela do Torneio de Robótica. Durante o evento, o público poderá ver de perto o funcionamento de uma Planta Smart 4.0 e da Impressora 3D. Além disso, uma equipe composta por instrutores especializados está responsável pelas experiências lúdicas e educativas para visitantes de todas as idades. Entre elas um jogo de montagem com conexões hidráulicas, o Projeto “Alisio”, assim como o funcionamento de simuladores de transporte e óculos de realidade virtual.
INOVAÇÃO INDUSTRIAL – A Planta Smart 4.0 é composta por máquinas, robôs e equipamentos conectados, que permitem aos alunos do SENAI e profissionais simularem e entenderem os processos de fabricação em tempo real, com dados coletados e analisados em nuvem. Entre as características da Planta Smart 4.0 estão a integração de sistemas, o monitoramento remoto de processos e a tomada de decisões autônomas baseadas em dados.
Esses elementos oferecem um ambiente dinâmico e realista, que aproxima os alunos da realidade da indústria moderna. A Planta Smart 4.0 permite o treinamento em habilidades essenciais para o futuro da produção, como o manuseio de tecnologias avançadas (automação, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e big data), a capacidade de operar sistemas interconectados e a análise de dados para otimização de processos.
“Com isso, o SENAI prepara profissionais altamente qualificados para atender à demanda crescente por especialistas em Indústria 4.0, impulsionando a transformação digital do setor”, explicou o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda. Além disso, a utilização da Planta Smart 4.0 também facilita a aplicação de novos conceitos em empresas, permitindo que essas tecnologias sejam replicadas no ambiente real de produção, promovendo inovação, eficiência e competitividade.
Já a Impressora 3D, também conhecida como manufatura aditiva, é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, camada por camada. Esse processo é realizado por meio de materiais como plásticos, metais e cerâmicas, que são depositados de forma precisa, permitindo a criação de peças complexas e personalizadas.
“Entre as principais características da impressora 3D utilizada no SENAI, destacam-se a alta precisão, a flexibilidade no design e a possibilidade de produzir protótipos rápidos. A máquina permite reduzir significativamente o tempo e o custo do desenvolvimento de novos produtos, além de viabilizar a produção de peças sob demanda e em pequenas quantidades, o que contribui para a agilidade e a personalização dos processos industriais. A impressão 3D possibilita inovações em setores como automotivo, aeroespacial, saúde e engenharia, proporcionando maior eficiência na produção, redução de desperdícios e melhoria no desenvolvimento de protótipos”, detalhou o instrutor do SENAI-MA, Ronald Santos.
INTERATIVIDADE – Durante o Torneio Regional de Robótica, os visitantes terão acesso ainda a um jogo de montagem com conexões hidráulicas, ao Projeto “Alisio” e a simuladores de transporte e óculos de realidade virtual no estande do SENAI-MA. A instrutora Elizangela Cerqueira antecipou que o público montará um pequeno banheiro. A atividade não apenas ensina sobre o sistema de alimentação hidráulica de água fria, mas também instiga o interesse pela área da construção civil. “Utilizamos uma estratégia lúdica para tornar o aprendizado acessível e divertido”, afirmou Elizangela.
Já o instrutor Ricardo Silva estará à frente do projeto “Alisio”, que utiliza lanternas de celulares para movimentar componentes de uma placa solar automatizada. A proposta é envolver os visitantes em ensaios práticos, mostrando a aplicabilidade da tecnologia de forma interativa. “A ideia é que todos possam entender como a energia solar pode ser utilizada de maneira simples e eficaz”, destacou Ricardo.
Simuladores de transporte e óculos de realidade virtual também estarão acessíveis aos visitantes do torneio com o objetivo de proporcionar experiências imersivas que incentivam o desenvolvimento de habilidades e a educação no trânsito. “Queremos que as pessoas vivenciem a realidade do transporte de forma segura e educativa”, enfatizou o instrutor Matias Aurélio, ressaltando a importância da conscientização no trânsito.
Os visitantes terão acesso gratuito ao Torneio Regional de Robótica do SESI Maranhão nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 9h às 17h, no Multicenter Negócios e Eventos.