Iniciada a pavimentação da avenida que interliga Raposa a Paço do Lumiar

Nesta quinta-feira (2), o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Márcio Jerry, acompanhou o início da obra de pavimentação na Avenida 2 que interliga os municípios de Raposa e Paço do Lumiar, na Região da Grande Ilha. A ação, que integra o programa estadual Mais Asfalto, tem o objetivo de garantir mobilidade, trafegabilidade, segurança viária e desenvolvimento econômico com melhoria no escoamento da produção, além de permitir que a população exerça o direito de ir e de vir. 

Situada no Residencial Pirâmide, a Avenida Dois receberá implantação de asfalto em toda extensão. Serão 4 km de pavimentação e mais 1,100 km de serviços de recuperação da superfície de rolamento nas entradas das ruas transversais ao longo da avenida. Além disso, implantação de meio fio e sarjeta para o escoamento adequado das águas pluviais e, consequentemente, a conservação do asfalto novo. 

O investimento é de R$ 3.964.285,57 e a previsão de conclusão dos serviços é de 120 dias.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou a importância da ação no desenvolvimento de Paço do Lumiar. “O povo sempre pediu esta obra e a vontade do povo que deve sempre prevalecer e nós devemos ser porta-vozes. Neste momento eu fico muito feliz, gratificado e honrado por ser o secretário que vai junto com a prefeita Paula e o prefeito Eudes realizar esse sonho acalentado por muito tempo e que vai atender a tantas milhares de família com asfalto na avenida e em ruas da região”, disse.

Jerry falou ainda sobre a união entre os municípios. “A palavra é a união, então a união faz a força, e a desunião traz a derrota. E aqui estamos vendo a união com prefeitos, com ex-prefeitos, com o Governo do Estado. E esta união simboliza a mais importante união que um governador sabe fazer, é a união com o governo com o povo”, disse. 

Para a prefeita do município de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, o momento é de satisfação, gratidão e alegria. “Nós já fizemos muito pelo município através dessa grande parceria do governo e a Secid. O governador Flávio Dino está presente em Paço do Lumiar na educação, na saúde, na infraestrutura, no lazer e em todos os setores. Por isso, queremos agradecer por mais essa obra que vai levar mobilidade e melhoria na qualidade de vida a milhares de famílias da região”, evidenciou a gestora municipal.

“É um momento de satisfação, de felicidade para todos nós, quem está de parabéns é o povo da Pirâmide. Há muitos anos esperavam por esta obra e hoje é uma realidade, a pavimentação vai interligar a avenida dois até o Mocajutuba, em Paço do Lumiar, e também vários trechos dos bairros do Araçagi e Talita. Por isso, quero externar ao nosso secretário Márcio Jerry e ao governador Flávio Dino que tem sido um gestor atuante em transformar um estado que inaugura todos os dias obras expressivas e que impactam positivamente na vida das pessoas”, ressaltou o prefeito de Raposa, Eudes Barros.

“Estou muito feliz. Antes aqui ninguém não podia vir de carro e, agora, será outra realidade. A gente fica até mais estimulado a sair, caminhar nas ruas do nosso bairro”, falou a professora Livramento Garcez, que mora há 16 anos na localidade.

Outras obras

Além da pavimentação da Avenida 2, situada no Residencial Pirâmide e que interliga Raposa a Paço do Lumiar, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) está realizando outras obras nos municípios.

Nesta quinta-feira (2), na Raposa iniciou também a construção de uma ponte no Cumbique. A nova ponte terá 12 metros de extensão em concreto armado, sobre o Rio Paciência, na Rua Principal do bairro. A construção, que será executada em estrutura pré-fabricada de concreto e finalizada com pavimentação asfáltica, substituirá a antiga estrutura improvisada de madeira, que é utilizada atualmente pelos moradores.

Já em Paço do Lumiar a Secid está executando obras de urbanização de pequenos portos nas comunidades Timbuba, Mojó e Mocajituba; a reconstrução do Mercado da Avenida 10, localizado no Maiobão; a construção de uma praça no Residencial Lima Verde; e a pavimentação asfáltica de via que interliga os povoados Pindoba e Iguaíba.