Inglês pode ser uma língua fácil de aprender?

A língua inglesa é amplamente considerada uma das mais importantes e úteis no mundo globalizado e muitos se perguntam se ela é fácil de aprender. Embora alguns argumentem que o inglês é uma língua relativamente simples, outros afirmam que essa facilidade é relativa. Isso porque, seria preciso levar em conta aspectos como a oportunidade, a motivação e o fato de, geralmente, ser mais fácil aprender um idioma parecido com o nativo.

Sendo assim, para responder se o inglês pode ser uma língua fácil de aprender, é importante considerar as complexidades e as diferenças regionais que podem tornar a aprendizagem difícil para algumas pessoas e mais tranquila para outras. Além disso, o nível de facilidade com que se aprende inglês pode variar dependendo das circunstâncias individuais de cada aprendiz.

“Fácil” ou “difícil” depende da língua que o estudante já domina

O grau de facilidade ou dificuldade de aprender uma nova língua é influenciado pelos idiomas já falados por uma pessoa. Segundo artigo do portal Santander Universidades, isso ocorre porque, ao aprender uma nova língua, o estudante transfere algumas características do idioma materno, como o vocabulário e a gramática. 

Outras propriedades também costumam ser transferidas, como sons, gestos e regras de etiqueta, que podem variar bastante entre culturas.

Nesse sentido, a transferência de propriedades é útil quando há semelhanças entre as línguas, mas pode ser um desafio quando as diferenças são significativas. Além disso, dependendo do momento e da forma como os idiomas são apreendidos, o cérebro pode tratar o segundo idioma como um modelo para todos os outros, o que pode afetar a maneira de aprendizado de uma terceira ou quarta língua.

O inglês pode ser considerado relativamente fácil para muitos falantes de línguas europeias e asiáticas, por exemplo, mas a complexidade de suas regras de pronúncia pode ser um desafio para alguns estudantes. Portanto, é importante avaliar cada língua individualmente e considerar os fatores pessoais ao determinar sua facilidade ou dificuldade.

Motivação e oportunidade influenciam

De acordo com portais especializados no ensino de línguas, inclusive de inglês, a motivação é fundamental para a aprendizagem de qualquer idioma, pois influencia diretamente a disposição do indivíduo em dedicar tempo e esforço no processo. Além disso, a facilidade em aprender pode ser influenciada pela oportunidade de acesso ao material de aprendizagem, pela motivação do estudante e pela escolha do melhor curso de inglês.

A disponibilidade de conteúdo de qualidade em um determinado idioma pode tornar o processo de aprendizagem mais fácil, assim como o interesse pessoal em aprender uma língua aumenta a motivação e torna o processo mais eficaz. 

Como o inglês é a língua internacional de negócios, ciência, tecnologia e entretenimento, falada por quase 2 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Ethnologue, há uma grande variedade de recursos disponíveis para os estudantes. Eles incluem aulas presenciais e online, materiais de estudo, filmes e séries, programas de TV e outros que podem ajudar a melhorar a compreensão e a prática do idioma.

Características que podem tornar o inglês mais “fácil”

De acordo com artigo publicado no Portal Santander Universidades, num contexto propício – ou seja, com motivação e oportunidade –, o inglês pode ser considerado um idioma fácil de aprender por três motivos. Em primeiro lugar, a sua gramática é mais simples em comparação a outros idiomas como o português, o alemão ou o francês. 

Os substantivos, por exemplo, não têm gênero, o que simplifica o uso da língua. Além disso, as conjugações verbais são menos complexas e a maioria dos verbos é regular, não possui declinações e conta com poucas conjugações, tornando o aprendizado mais fácil.

Outra razão é a simplicidade da língua. Enquanto o português possui orações subordinadas infinitas, o inglês tem a regra: keep it simple (simplifique). Os falantes da língua utilizam menos de 400 palavras em 80% de suas conversas, o que faz com que o aprendizado seja mais rápido e recompensador.

Além disso, o léxico da língua inglesa deriva de uma mistura de raízes germânicas, francesas e latinas, o que significa que há muitas palavras parecidas ou mesmo idênticas a outras línguas. Isso pode ajudar aqueles que falam uma língua mais ou menos próxima do inglês a se comunicarem facilmente por meio dele, mesmo que possuam apenas um nível básico.