Incidência de câncer de intestino aumenta mais que 10% no Brasil em três anos 

O câncer de intestino é segundo tipo mais frequente entre homens e mulheres, ficando atrás apenas do câncer de próstata, nos homens e do de mama, nas mulheres. É o segundo câncer mais comum na população global, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, em 2020.  

Para o Brasil, estimam-se, para cada ano do triênio de 2020-2022, 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres, com aumento na taxa de incidência no número casos de câncer de cólon e reto, em 10,19% em homens e 12,64% a mais em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).  

A médica Coloproctologista e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Denise Priolli, explica mais sobre a doença. “O Câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou no reto, a partir de uma célula ‘mutada’, ou seja, que com agressões externas, sofre uma modificação e se torna ‘rebelde’. Esta célula não obedece a nenhuma regra (ordens do organismo) e multiplica-se desenfreadamente. Passado certo tempo começam a existir muitas células-filhas mutadas que começam a invadir órgãos próximos ou mesmo se espalham para lugares distantes, as chamadas metástases”, detalha. 

Sintomas que parecem simples também merecem atenção. Entre eles alterações do hábito intestinal (alternância entre diarreia e prisão de ventre), dores ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa aparente, fraqueza ou anemia e/ou alteração no formato das fezes. “É preciso observar que algo não vai bem com o nosso organismo quando ele não funciona mais como costumeiramente e procurar auxílio médico”, alerta.  

Famílias com histórico de câncer ou doenças do intestino devem ir ao médico e fazer as consultas de prevenção antes dos 50 anos e “mesmo aqueles que não têm doença na família devem fazer exames preventivos aos 50 anos, porque com a exposição aos riscos ao longo da vida, há aumento da chance de desenvolver a doença”, aponta.  

Destaca que hábitos não saudáveis contribuem para o aumento da incidência. “Alguns dos fatores que agridem a célula podem ser evitáveis. Entre outros estão alimentação rica em gorduras e pobre em fibras; defumados; fumo; consumo frequente de bebida alcoólica; história de doenças no intestino. Assim, é importante evitar os maus hábitos e estimular as boas e saudáveis práticas”. 

A especialista afirma que é possível detectar a doença em estágio inicial, mas o principal é tentar prevenir e ressalta que os dados do Inca indicam que a adoção das práticas saudáveis pode evitar até 37% dos casos. Segundo Priolli, a prevenção é a peça fundamental.  

Confira algumas dicas de hábitos saudáveis que devem ser adotados no dia a dia.  

• Faça atividade física na maioria dos dias da semana; 

• Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobre em gorduras animais; 

• Não fume; 

• Evite o consumo de bebidas alcoólicas; 

• Realize exames preventivos após os 50 anos; 

• Se têm casos de câncer ou doença de intestino na família, avise seu médico. 

Sobre a Faculdade Pitágoras    

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. 

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.  

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras o Blog Pitágoras.  

Sobre a Kroton   

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações aceso site da Kroton.