Inaugurada Praça Odorico Amaral de Matos, no Caratatiua

“Agora sim nós temos uma área com conforto e segurança para chamar de nossa!”. Esse depoimento é da autônoma Paula Vieira, que mora no Caratatiua há quase 50 anos. Ela e todos os moradores estão festejando a entrega da Praça Odorico Amaral de Matos, totalmente revitalizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Prefeitura de São Luís.

A Praça Odorico Amaral de Matos é um dos principais espaços do Caratatiua. Nele, os moradores realizavam diversos tipos de práticas de esporte e lazer e também atividades de incremento da economia, como venda de lanches. Com o passar dos anos, entretanto, foi sendo deteriorada pela ação do tempo.

Por conta disso, um grupo de moradores decidiu solicitar ao Governo do Estado a restauração da Praça, demanda atendida e direcionada à Agência Executiva Metropolitana, que solicitou parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. “Vistoriamos a área juntamente a representantes de moradores, para que pudéssemos elaborar a concepção de projeto, que foi apresentado e aprovado pela comunidade. Agora todo esse processo está concretizado e disponível para as famílias do bairro”, destacou o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

O deputado estadual, Duarte Júnior, fez questão de destacar as iniciativas do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais. “Temos acompanhado diversas inaugurações, tanto na zona urbana, quanto na rural de São Luís. A AGEM tem feito um trabalho engajado, para atender as reais necessidades da população e isso tem um grande significado para todos”, ressaltou. 

Obras

De acordo com o vereador Antônio Garcez, a reforma da Praça Odorico Amaral de Matos era um antigo anseio dos moradores do Caratatiua. “Muitos, antes, recorriam a áreas de outros bairros para atividades de lazer. Agora eles possuem este novo espaço, bonito e seguro”, disse. 

Com a reforma, a Praça ganhou academia ao ar livre; novos bancos de concreto; instalação de corrimão de aço inoxidável nas duas escadas; recolocação de meio-fio com sarjeta no entorno e reconstrução da calçada e muretas nos canteiros, com nova pintura; novo piso interno, que agora é em blocos sextavados. O coreto, muito utilizado pelos moradores, também foi totalmente reformado. O novo espaço também contará com nova iluminação e colocação de grama. Ao todo, a área revitalizada é de 636,81m².

Todo o trabalho foi realizado por detentos do sistema prisional do Maranhão, projeto desenvolvido pela SEAP. Segundo o secretário, Murilo Andrade de Oliveira, esta ação traz benefícios tanto para o Estado, quanto para a população e para os apenados. “O Governo está fazendo com que a população carcerária deixe a ociosidade, seja reinserida no convívio social, ainda que monitorados, e receba uma ren

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *